Categorias: Paraná

Paraná teve 2ª maior variação de turistas estrangeiros do país no primeiro semestre

Entre os cinco principais portões de entrada de turistas estrangeiros no país, o Paraná teve a segunda maior variação na chegada destes viajantes no primeiro semestre de 2024. Os dados podem ser comparados no site da Embratur. A variação foi de 25% com a chegada de 507.560 turistas internacionais entre os meses de janeiro e junho de 2024, contra 403.504 no mesmo período do ano passado.

A variação reflete as políticas públicas do Estado em promover ações para destacar o turismo ao público exterior. “Sem a decisão e apoio do governador de entender o turismo como fonte de emprego e renda, não é possível atrair turistas internacionais e o Paraná vem se destacando nesse sentido”, explica o secretário Estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Somente Santa Catarina teve variação maior que o Paraná no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 53% na recepção de turistas estrangeiros de janeiro a junho de 2024. Apesar da variação maior, o Estado vizinho recebeu menos turistas estrangeiros que o Paraná. Foram 315.697 no primeiro semestre desse ano e 205.649 no mesmo período de 2023.

Ainda na lista dos cinco estados que mais tiveram a presença dos turistas estrangeiros, estão o Rio de Janeiro, que teve variação de 24% no primeiro semestre (760.280 em 2024 e 609.023 em 2023); São Paulo com variação de 9% (1.111.522 em 2024 e 1.052.226 em 2023); e Rio Grande do Sul, que apresentou queda de 18% no período (619.021 em 2024 e 794.997 em 2023).

CRESCIMENTO

O crescimento na recepção de turistas estrangeiros se deve a diversas frentes de atuação do Governo do Estado, como a abertura do Porto de Paranaguá para recepcionar navios de cruzeiros no Litoral; a abertura de novas frotas de voos internacionais nos aeroportos paranaenses; o diálogo com instituições e representantes do exterior; além de campanhas para promover o turismo paranaense.

Somente no mês de janeiro deste ano, o Paraná recebeu 35,2 mil turistas internacionais a mais do que o mesmo mês de 2023. Segundo o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Henrique Silvestrin Zani, isso é um reflexo da temporada de navios de cruzeiros no Porto de Paranaguá.

“Ao todo, os navios fizeram 16 paradas no Litoral e essa foi a primeira vez que entramos na rota das empresas que atuam nesse ramo. Os navio atracaram no Estado entre os meses de dezembro e março, encerrando a temporada com 13.766 mil turistas estrangeiros chegando ao estado por vias marítimas”, disse.

Outro mês que apontou significativo aumento de turistas estrangeiros no Paraná foi junho, com 11,2 mil turistas a mais do que junho de 2023. Este é o mês que inicia a época mais fria do ano e em que o Governo do Estado lançou uma campanha para apresentar os atrativos e produtos típicos do inverno.

Outras políticas públicas que contribuem para a atração de turistas internacionais é a melhoria da conexão aérea. Neste ano, o Paraná conquistou quatro novas rotas diretas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena passou a receber voos sem conexão de Santiago (Chile) pela JetSmart (um voo sazonal que vai até o mês que vem); e da Argentina (Buenos Aires), também pela JatSmart. Com isso, o principal aeroporto do estado dobrou o número de voos internacionais em 2024.

Em outubro começam a operar, ainda, os voos diretos entre o Paraná e Lima (Peru), pela Latam; e em dezembro para Assunção (Paraguai), pela Companhia Aérea Azul. O Estado também tem voos diretos para Montevidéu (Uruguai) pela Azul; Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol; Santiago (Chile) pela Latam; todos pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é possível se conectar sem escalas com Santiago (Chile) pela Companhia JetSmart.

APROXIMAÇÃO

A presença do Estado em feiras e eventos de outros países também reforçou o Paraná como destino turístico. No primeiro semestre deste ano, representantes da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná participaram de nove eventos no exterior. As agendas foram realizadas em Orlando e Miami (nos Estados Unidos); Berlim (Alemanha); Madri (Espanha); e em cinco países da América do Sul (Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Colômbia).

Leia também: Homem é detido após atirar contra matagal para espantar animais em PG

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Paraná tem participação fundamental para aumento da safra de feijão no País

Possibilidade de crescimento em 23 mil hectares na primeira safra de feijão paranaense, ainda que…

% dias atrás

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

% dias atrás

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

% dias atrás

Motorista é preso por dirigir embriagado e na contramão em rodovia de PG

Teste de etilômetro apontou 1.41 mg/l. Preso foi encaminhado para a 13ª SDP

% dias atrás

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

O MSCI Carbon Project Ratings avalia de forma independente a integridade e os riscos dos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade