Um jovem deficiente foi alvo de preconceito e humilhação no transporte coletivo da cidade de Ponta Grossa, de acordo com denuncias apresentadas por um passageiro que presenciou a cena no coletivo. A vítima era um jovem portador
de deficiência mental, motivo pelo qual teria sido humilhado na presença de diversos
usuários do sistema de transporte.
Um passageiro do transporte coletivo entrou em contato com o
Portal BnT Online, relatando o
ocorrido na data desta terça-feira (26), em uma de suas viagem com o transporte fornecido pela Viação Campos
Gerais (VCG), responsável pelo sistema de transporte público no município.
De acordo com o passageiro, por volta das 06h20 min. um
jovem portador de deficiência mental, adentrou ao veículo que realizava a linha
Terminal Central-Oficinas, quando uma funcionária da empresa preferiu agressões
verbais contra o passageiro, apenas pelo fato de sua deficiência e higiene.
“O ônibus estava lotado, a cobradora estava expulsando um
jovem com problema mental, ela gritava dizendo que ele estava catingando e que
não iria no mesmo ônibus que ele”.
De acordo com o denunciante, ao sair do terminal a
funcionária pediu que o coletivo parasse em frente ao módulo da PM e havia
tentado retirar o jovem, com humilhação e ameaças de agressão.
Diante da recusa em se retirar do coletivo, a trabalhadora teria
humilhado o passageiro até sua chegada no terminal de Oficinas.
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Ao receber a denúncia, o Portal BnT Online entrou em contato
com a Viação Campos Gerais buscando um parecer da empresa em relação a denúncia,
a qual informou que não compactua com a possível atitude da trabalhadora o caso
seria investigado.
No decorrer da tarde, a assessoria da VCG informou que após
período de investigação, a trabalhadora envolvida no escândalo foi identificada
e um processo de investigação interno será instaurando.
Diante da polêmica a Viação Campos Gerais informou ao BnT Online que a atitude da
trabalhadora não é o atendimento recomendado aos passageiros. De acordo com a
empresa, os profissionais do transporte recebem treinamentos mensais recorrentes.
Nas orientações a VCG orienta e capacita para a comunicação
e relação interpessoal e atendimento aos passageiros. Ocorrências como essa
devem ser comunicadas para registro e investigação interna, através do 0800
421070 ou pelo email: sau@vcg,com.br .
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