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PEC do Espanhol é aprovada em segundo turno na Assembleia Legislativa

 

A Proposta de Emenda à
Constituição (PEC) 3/22021, que trata da inclusão da língua espanhola na matriz
curricular da rede estadual de ensino do Paraná, foi aprovada em segundo turno
de votação na sessão plenária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa
do Paraná. A proposição avançou na forma de um substitutivo geral da Comissão
Especial que analisou o texto. Agora a matéria precisar ser votada e aprovada
em redação final antes de estar apta para ser promulgada pela Mesa Executiva da
Casa.

O texto acrescenta o parágrafo 9º
ao artigo 179 da Constituição do Estado com a seguinte redação: “O ensino da
língua espanhola constituirá disciplina de oferta obrigatória na matriz
curricular do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em horários e locais
definidos pelos sistemas de ensino, com implementação gradativa até o ano de
2026 e carga horária mínima de duas horas/aula semanais, constituindo-se em
disciplina de caráter optativo aos estudantes”.

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“Para nós é muito importante. Um
ganho para todos os estudantes ter a possibilidade de ter o contato com a
língua espanhola desde o começo do seu processo de escolarização. É a terceira
língua mais falada no mundo. Através da língua espanhola nossos estudantes,
além do acesso à língua, terão acesso a outras possibilidades de cultura”,
afirma a professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e integrante da
Associação de Professores de Espanhol, Hellen Christina Gonçalves, que
participou da última reunião da Comissão Especial que analisou a PEC.

Dados

O espanhol é falado por mais de
585 milhões de pessoas em diferentes países do mundo. É o segundo idioma em
relevância comercial. A língua oficial de 21 países, sendo que 19 deles na
América, 7 países fazem fronteira com o Brasil e 2 países fazem fronteira com o
estado do Paraná. Também é língua de estudo de mais de 22 milhões de alunos em
110 países, inclusive na China e no Japão, que são os principais países
parceiros do Brasil em transações comerciais fora da América Latina.

Na perspectiva econômica, a
língua é um componente essencial de capital humano e social de uma comunidade,
estima-se que 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de um estado está vinculado à
língua.

No campo educacional, desde 2010,
o espanhol é opção para nossos estudantes na prova de Língua Estrangeira do
ENEM e, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
(INEP), desde essa data em todos os anos, sem exceção, o percentual de alunos
que escolhe Espanhol é superior ao que escolhe Inglês.

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