Categorias: Destaque

Pela primeira vez na história, PG tem parecer pela aprovação de contas sem ressalvas no TCE

A Prefeitura de Ponta Grossa encerra 2022 com as contas do exercício 2021 com parecer pela regularidade, concedido por dois órgãos técnicos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Além disso, as fundações da administração indireta já tiveram suas contas aprovadas em Plenário. Mesmo estando em trâmite o julgamento das contas da Prefeitura em 2021, o resultado é inédito para a cidade, por não conter ressalvas no parecer emitido pelo Tribunal.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt o momento é de muita alegria, considerando a quantidade de movimentações contábeis e financeiras realizadas pela Prefeitura anualmente, por contar com um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão, como também pelo cenário pandêmico vivido em 2021, que ocasionou despesas emergenciais para conter os impactos da covid-19, principalmente aos mais vulneráveis socialmente. “Levando em conta todos estes fatores, a Prefeitura e todos os servidores envolvidos estão de parabéns por conseguirmos fechar este ano com estes resultados positivos”, disse Elizabeth.

O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski comenta que os pareceres emitidos são do Ministério Público de Contas e da Coordenadoria de Gestão Municipal. Estes pareceres são utilizados como base para o julgamento em plenário pelos conselheiros do TCE-PR. “Os resultados destas análises efetuadas pelos auditores do Tribunal são positivos por si só, considerando que é o primeiro ano desde a implantação do Sistema de Informação Mensal – SIAM-AM e da Prestação de Contas Eletrônica que o Município tem o Parecer pela Regularidade, em primeiro exame e sem ressalva”, disse Grokoviski, que lembra que a Agência de Inovação e Desenvolvimento também já recebeu o parecer favorável pelo órgão de controle externo.

O controlador interno da Prefeitura, Juliano Jaronski, ressalta que a Funepo, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), a Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já tiveram a análise das contas tanto pelos órgãos técnicos, quanto pelo Plenário do TCE-PR, tendo sido aprovadas em definitivo. “O que leva essa aprovação das contas é a responsabilidade da Administração Municipal em conduzir a máquina pública dentro da legalidade e das orientações da Controladoria Geral do Município e do próprio TCE-PR, sendo determinante para que agora sejam colhidos os frutos das contas sendo consideradas regulares em caráter final na administração indireta e previamente pelos órgãos técnicos da Prefeitura de Ponta Grossa”, finaliza Jaronski.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade