Categorias: DestaqueEconomia

Pequenos negócios somam 79% dos empregos gerados no Paraná, em setembro

O saldo de empregos gerados por micro e pequenas empresas (MPE) segue positivo no Paraná.

É o que indica levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana. No mês de setembro, foram abertos 9.046 postos de emprego, sendo que 79% (8.822) destes são advindos de MPE. O levantamento indica também que, entre janeiro e setembro, as MPE paranaenses já geraram 77.051 postos de trabalho, o que representa cerca de 77% do total (100.283 postos, entre MPE, MGE e administração pública).

No Paraná, durante o mês de setembro, as micro e pequenas empresas do segmento de Serviços se mantiveram na liderança, e geraram 4.033 postos de trabalho. No acumulado entre janeiro e setembro, o setor gerou 37.986 empregos. Na sequência, aparecem os segmentos do Comércio (2.147) e da Construção Civil (1.513).

Leia também: Viúva de homem morto em possível confronto com a PM fala sobre em entrevista exclusiva

As principais atividades econômicas, de acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), que mais contribuíram para a geração de empregos, entre as MPE, no mês de setembro foram: Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (635 empregos gerados); e construção de edifícios (629).

Em números gerais, o resultado apresentado pelas MPE em setembro foi o quarto melhor do ano, ficando atrás de fevereiro (12.210), abril (10.619) e agosto (9.454).

O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, acredita que esses números demonstram, também, o desenvolvimento do Paraná.

“Os dados mostram o quanto o Paraná está se desenvolvendo economicamente, já que o crescimento empresarial tem sido positivo. Vemos que o número de empresas cresce de forma significativa, acompanhando um fenômeno de autoemprego”, explica.

Ainda de acordo com ele, o resultado de setembro (e de 2023, como um todo), é fruto de várias ações, dentre elas, a desburocratização e a simplificação, que avançam em todo o Estado.

“Existe muito esforço para a criação de políticas públicas que simplificam o processo de abertura de empresas e autorização de funcionamento empresarial, a exemplo da nova definição de atividades de baixo risco no Estado, facilitando a vida do empresário. Da mesma forma, também temos ações que incentivam a inovação, a criação de novos negócios e o aproveitamento de novos nichos. Tudo isso traz oportunidades e possibilidades de gerar emprego e renda”, completa.

Performance nacional

No Brasil, foram 211,7 mil novas contratações em setembro, sendo que 69,5% do total (pouco mais de 147 mil) foram geradas por MPE. No acumulado do ano, o País contabiliza 1,5 milhão de novos empregos. Desse universo, as MPE contribuíram com o saldo de 1,1 milhão de carteiras assinadas, o que representa 71% do total. Por sua vez, as médias e grandes empresas (MGE) foram responsáveis por 307,9 mil empregos, 19,2%.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressalta que os números positivos refletem a retomada da prosperidade do país.

“A geração de empregos garante que o Brasil se torne novamente o país da empregabilidade, permitindo que o brasileiro volte a consumir e gerar renda. A economia do país se fortalece com um PIB de 3,1%, superávit na balança comercial, além de uma inflação controlada. O empreendedorismo é um dos caminhos para o país resgatar a dignidade e a inclusão social”, finaliza.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade