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Pesquisa apurará dados sobre diversidade e inclusão nas escolas

 

OMinistério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão realizar, no âmbito do Censo Escolar, a Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão. Os diretores ou gestores escolares devem acessar e preencher o formulário por meio do Sistema Educacenso, entre 1º de outubro e 6 de dezembro.   

A pesquisa contempla aspectos como possíveis eventos que tenham impactado o ano letivo; o funcionamento, a estrutura da escola e a atuação dos profissionais no período noturno; as ações desenvolvidas no ambiente escolar (entre elas, as voltadas à educação ambiental, aos direitos humanos e interdisciplinares); alimentação escolar; e os registros de informações que detalham os perfis dos alunos (como dados sobre possíveis deficiências e transtornos). 

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, essa pesquisa se soma a outros esforços da gestão do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para ampliar e qualificar o conhecimento sobre as escolas brasileiras, seus estudantes e profissionais da educação. “Melhorar os dados da nossa educação e dar visibilidade às questões e aos segmentos sociais historicamente invisibilizados são elementos essenciais para a promoção de uma educação com equidade, um compromisso do governo do presidente Lula. Por isso, peço a atenção dos diretores das escolas para que se mobilizem e nos ajudem uma vez mais, reunindo informações sobre temas tão relevantes como a educação de jovens e adultos [EJA], a educação para as relações étnico-raciais e a educação ambiental”, pontuou.  

Segundo a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, “o Censo Escolar já identifica muitos aspectos relacionados à diversidade e à inclusão, mas não haveria uma pesquisa suplementar se não fosse para apurar informações específicas muito importantes para as políticas públicas do país”. Gedeon também ressaltou a importância da articulação com as redes de ensino nesse processo de apuração dos dados. “Não realizamos o Censo Escolar sem a colaboração e os esforços de todos os envolvidos. Sabemos que vão utilizar diferentes formas de mobilização, a depender das características das redes e dos municípios. O importante é ter o devido alinhamento para que possamos entender um pouco mais sobre o contexto da diversidade e da inclusão nas escolas”, disse. 

Encontro virtual – Nesta segunda-feira, 30 de setembro, o Inep e a Secadi realizaram um encontro virtual para apresentar mais detalhes da pesquisa. A reunião contou com as presenças de representantes do Ministério; do Instituto; das coordenações estaduais; dos municípios capitais; de responsáveis pelas escolas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional.  

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.  

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, estão o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série, todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).  

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

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