Categorias: Cidades

Pesquisa revela índice de qualidade de vida em PG e nas cidades da região. Veja os dados

Um estudo baseado no bem-estar da população brasileira, a partir de dados oficiais, analisou todas as cidades do Brasil e verificou o índice da qualidade de vida nos Campos Gerais.

A pesquisa do Índice de Progresso Social (IPS Brasil), divulgada na última semana, aponta que as cidades da região possuem distinções na qualidade de vida.

O estudo verifica diversas condições, como: necessidades humanas básicas, bem-estar, oportunidades, nutrição e cuidados médicos, acesso ao conhecimento básico, direitos individuais, água e saneamento, acesso à informação e comunicação, liberdades individuais e de escolhas, moradia, saúde e bem-estar, inclusão social, segurança pessoal, qualidade do meio ambiente, acesso à educação superior

Veja abaixo como se encontra cada município:

Ponta Grossa:

De acordo com o IPS Brasil, Ponta Grossa é a 166º melhor cidade do Brasil para se viver. O índice registrado pelo município foi de 66,96/100, considerado alto.

A pesquisa destaca o acesso à moradia, qualidade do meio ambiente e saneamento básico como principais características positivas da cidade. Já pontos como saúde (mortalidade de doenças crônicas não transmissíveis) e a segurança tiveram notas menores. 

Nas redes sociais, Elizabeth destacou o fato. “PG está entre as 200 melhores cidades do Brasil no Índice de Progresso Social. Continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais a vida da nossa gente”, disse.

Carambeí:

Em segundo lugar, Carambeí teve o índice de 65,13/100, ficando em 408º no Brasil. Os cuidados médicos básicos e o acesso à educação superior foram os principais destaques do município.

Já a reprovação escolar e a segurança – especialmente o assassinato de jovens – foram os principais pontos negativos da cidade.

Piraí do Sul:

O município teve 61,81/100 de índice, segundo o IPS Brasil, sendo a terceira melhor cidade no ranking da região e a 1300º no país em qualidade de vida. 

De acordo com o instituto, a baixa evasão escolar e as áreas de lazer da cidade se destacam. Em contrapartida, o assassinato de mulheres e o acesso à educação superior foram pontos negativos.

Castro:

Segunda maior economia da região, Castro teve o quarto melhor índice de qualidade de vida: 61,40/100, ficando em 1450º lugar no Brasil. O acesso ao lazer e a cultura, juntamente com o alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foram os principais pontos destacados pelo estudo.

Entretanto, o município não tem bons desempenhos na inclusão social, na saúde e no número de moradias com acesso à energia elétrica adequada.

Palmeira:

A cidade de Palmeira teve índices iguais à Castro, 61,39/100, ficando em 1452º no ranking nacional da IPS. O instituto considerou as ações para públicos minoritários e a baixa subnutrição como pontos de destaque no município.

Já as mortes no trânsito e a violência contra mulher tiveram índices menores para a qualidade de vida na cidade.

Jaguariaíva:

Abaixo dos 60 pontos no ranking, Jaguariaíva conquistou a nota 59,80/100, ficando em 2063º. A educação e a cobertura vacinal no município foram os principais pontos apontados pelo IPS Brasil.

Já a violência contra a mulher e o alto índice de gravidez na adolescência foram destaques negativos para a cidade.

Teixeira Soares:

Logo abaixo, Teixeira Soares ficou em 2125º no ranking nacional, com um índice de 59,65/100. A segurança na cidade e o acesso à programas de direitos humanos foram considerados os melhores fatores para a qualidade de vida.

No entanto, o índice de abastecimento e a dificuldade de acesso à internet/telefone foram pontos negativos para o município.

Tibagi:

Por fim, a cidade que teve menos nota na região – segundo o IPS Brasil – foi a ‘Capital dos Diamantes’. O abandono escolar, as dificuldades de acesso ao ensino superior e a falta de segurança foram pontos que deixaram a cidade em 4181º lugar no país, com um índice de 54,92/100. 

Tibagi se destacou nos quesitos moradia e qualidade de meio ambiente.

A pesquisa

O IPS é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação sexual.

Esta é a primeira vez que a pesquisa avalia todos os municípios brasileiros, usando a metodologia do Social Progress Imperative, uma colaboração entre a Fundación Avina, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School que divulga, desde 2013, o IPS Global, uma análise do desempenho dos países em termos de progresso social.

Em 2024, o Brasil apresentou a pontuação 68,90 no IPS Global, ocupando a 67ª posição no ranking entre 170 países. Na América do Sul, Chile (78,43), Argentina (77,19) e Equador (69,56) foram os países com as melhores pontuações. Em termos globais, Dinamarca (90,30), Noruega (90,32) e Finlândia (89,96) apresentaram o melhor desempenho.

Confira todos os dados da pesquisa clicando aqui.

Leia também: Paraná tem o terceiro melhor saneamento do Brasil, diz pesquisa

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade