Amauri do Nascimento, pesquisador de 66 anos que criou o ‘estômago artificial’, morreu nesta quarta-feira (27), em Ponta Grossa. As causas da morte ainda não foram divulgadas. Amauri contribuiu no desenvolvimento de tecnologias para reduzir o uso de animais em pesquisas e em sua atuação no Rotary Club de Ponta Grossa Alagados, onde exercia a presidência no ano rotário 2024-2025.
Amauri dedicou mais de uma década ao desenvolvimento do Dispositivo Farmacêutico 1 (DF1), conhecido como “estômago artificial”, equipamento que simula o funcionamento do caminho digestório e reduz a necessidade de cobaias vivas em testes de medicamentos: “Meu sonho sempre foi diminuir a dor e o sofrimento; seja ele humano, seja ele animal”, afirmou Amauri.
Amauri atuou na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), inicialmente como servidor no Colégio Agrícola Augusto Ribas, de 1992 a 2017, e posteriormente como pesquisador no setor de Engenharia de Materiais. A UEPG lamentou a perda e destacou sua contribuição à ciência e à educação.
Leia mais: Agricultura familiar: começa nesta quinta (28) a Feira de Sabores Paraná
O Rotary Club de Ponta Grossa também lamentou a morte de Amauri, que era presidente do clube no ano rotário de 2024-2025. Foi destacada sua atuação marcante como líder e exemplo de altruísmo. “Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado continuará a inspirar todos nós”, declarou a organização em nota oficial.
A comunidade rotária manifestou solidariedade à família, amigos e companheiros que conviveram com Amauri. O Rotary enfatizou o impacto positivo de sua trajetória, que seguirá como inspiração para futuras gerações de líderes.
Confira a nota completa:
“Com profundo pesar, o Distrito 4730 comunica o falecimento inesperado de nosso estimado companheiro Amauri do Nascimento, associado ao Rotary Club de Ponta Grossa Alagados. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e apoio à família, amigos e a todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele. Companheiro Amauri do Nascimento, Presidente no ano rotário 2024-25, será sempre lembrado por sua dedicação ao servir, seu comprometimento com os ideais rotários e o exemplo de generosidade e amizade que marcou sua trajetória no Rotary Club. Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado continuará a inspirar todos nós. Que encontremos conforto nas lembranças e nos valores que ele cultivou. Desejamos força e paz à família enlutada”
*Com informações de Assessoria
Colunista avalia que bolsonaritas não planejaram o golpe por não confiar no resultado das urnas,…
A mulher de 67 anos teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos; homem…
Homem disse à vítima que lhe enviaria alguns presentes, mas que precisaria que ela efetuasse…
Novo atleta irá reforçar o meio-campo do time de Ponta Grossa na próxima temporada. Ele…
Moradora solicita pavimento no local e alega que pessoas já se acidentaram por conta de…
Seletiva acontecerá no dia 08 de dezembro. Qualquer atleta ou interessado nascido entre 2010 e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade