Categorias: BrasilPolítica

PF abre inquérito para investigar ministro da Educação

A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abriu inquérito para investigar o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ontem (24), a medida foi autorizada pela ministra Cármen Lúcia.
  
A investigação foi aberta a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, após a publicação de matérias na imprensa sobre suposto favorecimento na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação.
  
Na segunda-feira (21), uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo divulgou um áudio em que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras de municípios ligados a dois pastores.

Em outro inquérito, a PF também investiga as supostas irregularidades. A polícia recebeu ontem (24) um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o órgão, os fatos são investigados desde o ano passado, antes da divulgação da gravação.

[RELACIONADAS]
As denúncias foram recebidas pela CGU no dia 27 de agosto de 2021 e tratam de possíveis irregularidades que estariam ocorrendo em eventos realizados pelo MEC e sobre o oferecimento de vantagem indevida, por parte de terceiros, para a liberação de verbas do fundo. A apuração ocorreu entre os dias 29 de setembro de 2021 e 3 de março de 2022.

O órgão concluiu que agentes públicos não estavam envolvidos nas supostas irregularidades e enviou o caso ontem para a PF, que abriu um inquérito criminal.

O caso também é investigado na esfera cível pela Procuradoria da República no Distrito Federal. O Tribunal de Contas de União (TCU) também vai realizar uma fiscalização extraordinária no Ministério da Educação.

Defesa

Em nota divulgada à imprensa após a divulgação do áudio, o ministro Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo Ribeiro, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

“Não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”, disse o ministro na nota.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Circuito de Xadrez reúne diversos estudantes da região em PG. Veja imagens

O colunista Luiz Carlos Kloster esteve no local e registrou algumas imagens do evento promovido…

% dias atrás

Saiba como doar e ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Fortes enchentes que já mataram 56 pessoas, deixando quase 25 mil desalojadas. Corpo de Bombeiros…

% dias atrás

Influenciadora digital e marido são presos por explorar ‘jogo do tigrinho’ no Paraná

Casal é investigado por exploração de jogos de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro.…

% dias atrás

Paraná sedia Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate pela primeira vez

Dos quatorze cães participantes do Paraná, sete são de Curitiba, quatro de Londrina, dois de…

% dias atrás

Prefeitura de PG transforma três postos de saúde em unidades exclusivas para dengue 24h

Prefeita Elizabeth comandou reunião de um comitê de crise, na sede da Fundação Municipal de…

% dias atrás

Paraná enviará alimentos, colchões e água potável para vítimas de enchentes no RS

Força-tarefa paranaense do Corpo de Bombeitos foi enviada na quarta-feira (01) para o resgate de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade