Categorias: Brasil

PF diz que Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe mas comando militar resistiu

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de “forma direta e efetiva” nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.

A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

De acordo com a PF, Bolsonaro tinha conhecimento sobre o planejamento das ações para atentar contra a democracia brasileira. “Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”, diz o relatório.

No documento, os investigadores também afirmam que Bolsonaro tinha conhecimento do chamado Punhal Verde e Amarelo, plano que, segundo a PF, foi elaborado pelos indiciados para sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Há também nos autos relevantes e robustos elementos de prova que demonstram que o planejamento e o andamento dos atos eram reportados a Jair Bolsonaro, diretamente ou por intermédio de Mauro Cid. As evidências colhidas, tais como os registros de entrada e saída de visitantes do Palácio do Alvorada, conteúdo de diálogos entre interlocutores de seu núcleo próximo, análise de ERBs [torres de celular], datas e locais de reuniões, indicam que Jair Bolsonaro tinha pleno conhecimento do planejamento operacional (Punhal Verde e Amarelo), bem como das ações clandestinas praticadas sob o codinome Copa 2022“, diz a PF.

Por fim, a Polícia Federal finalizou as investigações afirmando que, apesar dos atos para implementação, o golpe de Estado não ocorreu porque o alto comando das Forças Armadas não aderiu ao movimento golpista.

“Destaca-se a resistência dos comandantes da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Junior, e do Exército, general Freire Gomes e da maioria do alto comando que permaneceram fiéis à defesa do Estado Democrático de Direito, não dando o suporte armado para que o então presidente da República consumasse o golpe de Estado”, concluiu a PF.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Operário conhece adversários da fase de grupos da Copinha 2025

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Você sabe mesmo o que é disfunção erétil? E ela tem cura?

Disfunção erétil tem cura? Antes de tudo, é preciso entender as causas desse problema. Assista…

% dias atrás

PM recupera motocicleta e carretas com alerta de roubo em Ponta Grossa e Carambeí

PM de Ponta Grossa e Carambeí recuperam veículos furtados: moto e carretas foram encontradas, e…

% dias atrás

Projeto Zenidim anuncia retorno e solicita apoio para transformação de jovens na Vila Cristina

O Projeto Zenidim, iniciado em 2016, retorna em 2025 para apoiar jovens na Vila Cristina,…

% dias atrás

Moradora expressa revolta com desabastecimento de água no Jardim Aroeira neste sábado (05)

Moradores do Jardim das Aroeiras, em Ponta Grossa, enfrentam falta de água sem aviso prévio,…

% dias atrás

Jovem de 21 anos morre em acidente grave na BR-277 e outro fica ferido

Acidente na BR-277 em Curitiba mata jovem de 21 anos e deixa outro ferido. Investigação…

% dias atrás

Operação da Polícia Civil desmantela quadrilha e busca 5 foragidos por tráfico de drogas

A operação da Polícia Civil do Paraná prendeu 22 pessoas por tráfico de drogas e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade