Categorias: DestaquePonta Grossa

PG + 200 anos: Giorgia Bochenek fala sobre os planos da ACIPG para o desenvolvimento de Ponta Grossa

No quinto episódio desta série de reportagens em homenagem ao bicentenário da cidade, PG+200 anos, pensando no futuro, um assunto importante a ser debatido são as ações que as empresas da cidade de Ponta Grossa têm proposto para o desenvolvimento do município. E para falar sobre o assunto, convidamos para uma entrevista com Marcos Silva, juntamente com Roberto Ferensovicz, articulista e colunista do Portal, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), Giorgia Bin Bochenek, a qual, além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo em 111 anos de história da associação, também é empresária e advogada.

Confira abaixo, a entrevista na íntegra com a presidente:

Leia os principais pontos destacados na entrevista:

Fortalecer os segmentos
Ao ser questionada sobre as estratégias da ACIPG para o desenvolvimento, ela diz que “devemos fomentar os segmentos da nossa cidade”. Ela lembra que Ponta Grossa, assim como qualquer outro município, é feita por diversos setores econômicos, como por exemplo o agronegócio; e dentro desses setores existem áreas de trabalho, como por exemplo transportes, engenheiros agrônomos, entre outros prestadores de serviços; e afirma que devemos fortalecer todos esses segmentos para que possamos pensar no futuro juntos.

Masterplan
Sobre o Masterplan, plano de ação com o intuito de planejar o desenvolvimento dos próximos 20 anos de Ponta Grossa, e financiado totalmente por empresários da cidade com apoio da ACIPG, ela declara que, ao reunir os empresários para esta discussão, oportuniza, de forma democrática, que todos os cidadãos participem.

Ela diz que para planejar os próximos passos a serem tomados, é preciso verificar o quê a cidade já possui e se possui recursos para receber novas indústrias, se suporta uma população maior; e para que isso seja feito, novamente é preciso fortalecer os segmentos, “por isso os empresários entendem cada vez mais o seu papel de estarem participando das tomadas de decisões da nossa cidade”, declarou a presidente.

Cobrando o poder público
Sobre o papel da associação na cobrança de projetos para a cidade com as lideranças políticas, ela conta que foi criado um comitê de entidades representativas, com a finalidade de cobrar deputados eleitos no município e na região sobre os recursos enviados, e também, levar demandas apresentadas pelos empresários que fazem parte do comitê. Ela ressalta que essas demandas devem ser levadas à ACIPG por todos os cidadãos ponta-grossenses para que as entidades possam levar às autoridades competentes.

Dever social dos empresários 
Para finalizar, ela lembra que toda empresa deve ter o seu dever social e ambiental e que os empresários podem contribuir diretamente com instituições sociais, como é o caso da Lei Rouanet, que permite que seja destinado parte do valor a ser pago com impostos para projetos culturais de inclusão social, reintegrando pessoas que estão à margem da sociedade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento.

Leia mais: PG + 200 anos: vereador Daniel Milla fala sobre o Plano Diretor do município

Larissa Bim

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade