Categorias: DestaquePonta Grossa

PG + 200 anos: vereador Daniel Milla fala sobre o Plano Diretor do município

No quarto episódio desta série de reportagens em homenagem ao bicentenário da cidade, PG+200 anos, pensando no futuro, um assunto importante a ser debatido são os planos de ação do poder público para o desenvolvimento do município, ou seja, o Plano Diretor que orienta o Governo Municipal. E para falar sobre o assunto, convidamos para uma entrevista com Marcos Silva, juntamente com Roberto Ferensovicz, articulista e colunista do Portal, o vereador pelo terceiro mandato consecutivo, ex-presidente da Câmara Municipal e empresário, Daniel Milla; o qual também é um dos maiores representantes do bairro Santa Paula.

Confira abaixo, a entrevista na íntegra com o vereador:

Leia os principais pontos destacados na entrevista:

O que é
O parlamentar conta que em toda cidade, no país todo, é obrigatório ter um Plano Diretor, que é um plano de desenvolvimento do município em todas as áreas. Em Ponta Grossa, a cada dez anos é realizado um plano de ação novo e a cada cinco anos ele é revisado. “A sociedade a cada ano vai desenvolvendo e se transformando na sua evolução; com isso precisam ser atualizadas as legislações e principalmente o desenvolvimento do município“, declara.

O Plano Diretor, conforme conta Daniel, deve prever todas as situações de imprevisibilidade do Governo Municipal, como por exemplo o caso da pandemia de Covid ou obras e construções. Ele diz que se este plano de ação não estiver bem consolidado, o município começa a retroceder, perde investimentos privados e não recebe verbas para investimentos públicos. “É um tema de extrema relevância que nós temos que ter e o cidadão ponta-grossense deve ter conhecimento do quanto isso é valioso”, diz o vereador.

Revisões do Plano Diretor
Ao ser questionado se o Plano Diretor atual, protocolado em 2019 pelo prefeito da época Marcelo Rangel e votado na Câmara Municipal apenas no final de 2022, estava defasado, tendo em vista quase cinco anos para a vigência, ele diz que “não é condizente com a realidade do nosso município, tanto da parte de crescimento (…), quanto da parte construtiva. O plano ficou mais impeditivo; ele contém mais restrições”, diz Milla. Um exemplo é o Lago de Olarias, investimento de mais R$16 milhões de reais e que tornou-se um ponto turístico do município, que não pode receber construções ao redor.

Ele conta ainda que todas as sugestões de melhorias e revisões para o Plano Diretor podem ser levadas ao Comitê de Gestão de Revisão do Plano Diretor, onde podem ser protocoladas através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), onde serão analisadas.

Ponta Grossa do futuro
Finaliza afirmando que a cidade precisa de modernização e que para isso, precisa apenas abrir espaço para leis de Parceria Público-Privada (PPP), pois atualmente o setor privado quer investir nos municípios. “Ponta Grossa é um canhão para desenvolver, só precisa fazer da maneira correta”, encerra.

Leia mais: PG+200 anos: Marcio Pauliki fala sobre o crescimento e o futuro de Ponta Grossa

Larissa Bim

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade