O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas em todo território nacional.
A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.
As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
CONSCIENTIZAÇÃO EM PG
Em Ponta Grossa não poderia ser diferente e neste ano a prefeitura irá realizar diversas ações de conscientização durante todo o mês de setembro, contando com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma voluntária, atendendo sob sigilo e gratuitamente, todas as pessoas que precisam conversar através do número 188.
A secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, falou sobre a importância de políticas públicas para identificar situações de risco de vida. Confira abaixo:
A secretária destaca também que quando é identificada qualquer situação que envolve suicídio, o encaminhamento é feito através da saúde, conduzindo a vítima para uma UBS a fim de realizar um acompanhamento do quadro clínico e se necessário, encaminhar a pessoa para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).
Tatyana reforça ainda que outros serviços, além da saúde, entram como forma de apoio no atendimento à vítima, como encaminhamento para grupos de suporte, tanto para a pessoa que está passando pela situação, quanto para a família do envolvido.
ALERTA PARA OS SINAIS
A psicóloga clínica Andresa Oliveira falou sobre os sinais e alertas que os familiares precisam estar atentos e explicou de que forma os pensamentos suicidas se desenvolvem na cabeça das pessoas que sofrem com essa situação. “É de extrema importância ficar atento a mudanças de comportamento como extremo isolamento, falas sobre fazer mal a si mesmo ou até extrema euforia. A melhor forma de ajudar é dando apoio, acolhendo, ouvindo e a procura por ajuda especializada de psiquiatras e psicólogos.”, reforça Oliveira.
Assista abaixo:
OCORRÊNCIAS EM PG
Segundo um levantamento feito pelo 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, somente em 2023 foram registradas 48 ocorrências de tentativa de suicídio em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais e apenas um óbito foi registrado no balanço de janeiro até agosto. O mês de janeiro foi o mais turbulento, tendo um total de 11 chamados.
Se você está passando por uma situação difícil, busque por ajuda! Você é importante e sua vida tem um propósito. Não desista! Cada obstáculo que você enfrenta torna você mais forte. Não desista!
Centro de Valorização da Vida (CVV), ligue 188.
Leia também: Briga entre gangues deixa jovem ferido no centro de PG
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…
Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…
Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…
Em conformidade com a política ESG da cooperativa, materiais recebidos são classificados e encaminhados para…
Espetáculo traz novas atrações e promete transformar o Parque Linear em um conto natalino
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade