Categorias: Ponta Grossa

PG cria Centro de Referência da Mulher Brasileira para apoio a vítimas de violência

A Prefeita Municipal de Ponta Grossa, criou o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) – Professora Luciane Aparecida, conforme estabelecido no Decreto n.º 24.200, datado de 07 de novembro de 2024 e divulgado em Diário Oficial desta terça-feira (12).

Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, a entidade apenas ganha uma nova nomenclatura, passando de Casa da Mulher, para Centro de Referência da Mulher Brasileira, com mudanças provenientes do Governo Federal. Segundo a secretaria, o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica já é prestado desde 2022.

Com a nova denominação, a instituição passará a atender em prédio localizado no número 445 da Avenida dos Vereadores, próximo à Arena Multiuso, no bairro de Olarias, a partir do dia 26 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.

Este centro está vinculado ao Departamento da Mulher da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, com a missão de prestar atendimento especializado às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar.

O CRMB atenderá mulheres entre 18 e 59 anos que vivenciem qualquer forma de violência doméstica ou familiar, sem distinção de fatores biológicos.

O centro visa proporcionar um espaço de acolhimento e suporte integral, oferecendo serviços sociais e psicológicos gratuitos e humanizados, além de orientação e encaminhamento jurídico, com o objetivo de romper o ciclo de violência e fortalecer a mulher em sua trajetória de recuperação e autonomia.

Entre as competências do CRMB, estão:

  • Prestar acolhimento especializado e atendimento social e psicológico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
  • Fornecer orientação jurídica e encaminhamentos adequados, garantindo o acesso das vítimas aos serviços de proteção e Justiça.
  • Desenvolver e realizar ações de prevenção e combate à violência doméstica, por meio de palestras, oficinas, seminários e campanhas educativas, com foco na conscientização e na redução dos índices de violência.

O CRMB também terá a responsabilidade de atuar em estreita colaboração com outras instituições municipais e estaduais para promover a integração e fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção da mulher.

Confira a entrevista completa com a secretária Tatyana Belo.

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Prefeitura de PG realiza aula instrutiva contra afogamentos

Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade