Categorias: Ponta Grossa

PG forma Comitê para combater transmissão vertical de HIV e outras infecções

A prefeita de Ponta Grossa,Elizabeth Schmidt,  em cumprimento ao Decreto nº 24.180/2024, instituiu oficialmente o Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatites B e C e Doença de Chagas. A medida visa reforçar ações de vigilância, prevenção e controle para eliminar essas infecções no município.

O Comitê é composto por profissionais de diferentes áreas da saúde pública, integrando representantes do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Atenção Primária à Saúde, do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger, da Vigilância Epidemiológica e setores de apoio administrativo e técnico.

“O comitê é composto por uma equipe multiprofissional e visa não apenas monitorar e investigar casos, mas também propor estratégias eficazes que fortaleçam a rede de saúde materno infantil, promovendo cuidados integrados e prevenindo futuras transmissões. Através do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e da promoção de ações coordenadas, o Comitê tem por principal objetivo contribuir significativamente para a eliminação das transmissões verticais, estabelecendo uma base sólida para um futuro com ainda menos riscos para gestantes e crianças”, reforça Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe inclui enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de enfermagem, com responsabilidade de investigar casos de transmissão vertical e propor estratégias eficazes para erradicar essas infecções.

Entre os membros nomeados estão Jean Fernando Sandeski Zuber (enfermeiro do SAE/CTA), Claudia Maria Hey da Silva (assistente social), Francielly de Souza Campos e Débora Viviane Stadler (enfermeiras da Atenção Primária), além de Natielle Gianine Bueno e Ludmila Meira Hilgenberg (farmacêuticas bioquímicas do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger).

A criação do comitê atende à necessidade de fortalecer as iniciativas locais de saúde pública, alinhando-as às diretrizes de combate à transmissão vertical, que ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

A expectativa é de que, por meio de investigações detalhadas e estratégias coordenadas, seja possível reduzir significativamente os índices de infecção vertical, beneficiando a saúde da população e promovendo maior segurança no acompanhamento materno-infantil em Ponta Grossa.

 

 

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Buscas por homem desaparecido no Rio Tibagi devem ser retomadas amanhã

Vitima, de 45 anos, estava nadando com amigos quando submergiu. Equipes do Corpo de Bombeiros…

% dias atrás

Operário empata com CRB e garante melhor campanha da história na Série B

Time de Ponta Grossa alcançou o sétimo lugar com 58 pontos e garante melhor campanha…

% dias atrás

Costas curvadas, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…

% dias atrás

Homem leva tiro em vila de Castro e equipes são mobilizadas

Caso aconteceu na tarde deste sábado (23) na Vila Operária. Tiro teria atingido a região…

% dias atrás

Indivíduos são presos por tráfico de crack em plena luz do dia na região central de PG

Dupla estava traficando entorpecentes na Rua Fernandes Pinheiro, próximo ao Terminal Central. Prisão aconteceu na…

% dias atrás

Time de futsal de Ponta Grossa conquista título do Paranaense sub-14

Ao longo da competição, a equipe disputou 13 partidas, alcançando 11 vitórias e dois empates,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade