Categorias: Ponta Grossa

PG lança aplicativo inovador de reciclagem com participação de catadores e apoio de instituições públicas e privadas

 A cidade de Ponta Grossa lançou nesta semana o aplicativo Recicla PG, uma iniciativa voltada à promoção da sustentabilidade por meio da reciclagem com recompensas. O projeto é fruto da união de esforços entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil, e se destaca pela inclusão ativa da Camaruva, associação de catadores da cidade.

O aplicativo permite que os moradores levem materiais recicláveis até pontos de coleta específicos e, em troca, acumulem pontos que poderão ser convertidos em produtos e benefícios. A ação tem como objetivo estimular a reciclagem, valorizar o trabalho dos catadores e avançar no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

“Em primeiro lugar, é preciso destacar a união de esforços entre todas as pessoas, entidades e instituições envolvidas nesse processo. O Recicla PG é o resultado da soma de muitas mãos”, afirmou durante o lançamento uma das lideranças do projeto, destacando ainda o papel da empresa Reich, responsável pela captação de recursos junto ao Governo do Estado.

A prefeita Elizabeth Schmidt, presente no evento, celebrou a iniciativa como mais um marco para o município. “Estamos muito felizes e agradecidos por vivermos esse momento tão importante na nossa cidade. É mais um grande anúncio, agora na área do meio ambiente, e isso também precisa ser comemorado com orgulho”, disse.

Segundo ela, o programa está alinhado aos princípios do ESG (ambiental, social e governança) que embasam sua gestão. “Quando elaborei meu plano de governo, fui a única a colocar o meio ambiente como eixo central. E hoje estamos vendo essa visão se concretizar com ações concretas, integrando catadores, empresas, governo e a população.”

O Recicla PG já começa a ser implementado com pontos de coleta espalhados por diversas regiões da cidade. A expectativa é de que o modelo, pioneiro no estado, possa servir de exemplo para outros municípios interessados em políticas sustentáveis e inclusivas.

assista ao vídeo

Leia também  Prefeita de PG instaura sindicâncias para apurar ‘deslizes’ de servidores, mas não revela motivos das investigações

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

CEI do lixo deve realizar série de oitivas nesta quinta (22); veja lista de possíveis depoentes

Cinco pessoas foram convidadas, entre elas a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado…

% dias atrás

Governo do Estado firma parceria com Operário para investir R$ 1 milhão na categoria de base

O recurso foi viabilizado através da empresa Hexion ,fabricante de adesivos sustentáveis que atua em…

% dias atrás

Mãe espera quase três horas para atendimento em UPA de Ponta Grossa com criança vomitando

Segundo a mãe, ela chegou à unidade às 17h13 e só foi atendida por volta…

% dias atrás

Pivetti afirma que elenco ficou mais confiante após eliminação na CDB

Operário mostra organização tática e empate heroico assusta São Januário

% dias atrás

O frio como agente físico no ambiente de trabalho: aspectos técnicos e enquadramento legal pela NR 15

Este artigo analisa os efeitos do frio como agente físico, os critérios de caracterização da…

% dias atrás

Jair Bolsonaro reafirma candidatura à presidência em 2026

Em vídeo, o ex-presidente destaca que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

% dias atrás