Ponta Grossa se junta a outros dezesseis municípios do Paraná, e está apta a participar do edital Estratégia Nacional de Destinos Inteligentes Brasil, do Ministério de Turismo (MTur). O edital recebe suporte da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), por meio de treinamento oferecido pela Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor. Cidades agrupadas nas categorias A e B apresentam solidez no setor turístico, atrativos com fluxo significativos e maior quantidade de estabelecimentos de hospedagem. No Paraná, três municípios são classificados como categoria A e catorze na B.
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Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu estão na categoria A; e outros 14 destinos são classificados como categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro: Paranaguá, Pontal do Sul, Matinhos, Guaratuba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Telêmaco Borba, Cascavel, Toledo e Pato Branco são os municípios aptos a participar da seleção.
Os destinos selecionados receberão o certificado de DTI em Transformação, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. “Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente”, disse Yuri Lobo, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística, da Secretaria.
CAPACITAÇÃO – Durante processo de capacitação, 52 representantes dos órgãos envolvidos receberam orientações sobre como participar do edital e esclarecimentos relacionados à importância dos destinos turísticos inteligentes. O destino se coloca na vanguarda em termos de tecnologia, melhorando a acessibilidade e proporcionando experiências exitosas para o turista e morador.
A meta é capacitar os quadros de pessoal dos órgãos municipais de turismo, das Instâncias de Governança Regional (IGR), entidades parceiras e agentes de turismo do Sebrae no Paraná, com o objetivo de orientar e incentivar a adesão ao processo de seleção.
A ação do Ministério irá selecionar dez cidades – pelo menos uma por região no Brasil – para receberem consultoria sobre planejamento de sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes e criação de Planos de Transformação. Os destinos indicados irão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, alinhada à metodologia DTI.
O diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da SETU, Marcelo Martini, diz que o edital abre possibilidade para que os principais destinos turísticos paranaenses garantam o desenvolvimento sustentável. “Um destino turístico inteligente possui ferramentas inovadoras que permitem a interação do visitante com todo o entorno, ampliando as experiências positivas no destino. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população”.
Para a Ana Cristina Oliveira, chefe de Estatística da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, a cidade tem várias iniciativas de soluções inteligentes que é exemplo para outros destinos e essa ação do MTur dá oportunidade para as cidades se organizarem melhor. “Com base nessa documentação que está sendo juntada, somada a outras iniciativas locais, os municípios se tornam mais competitivos no cenário internacional”.
Ela ressalta que todos vão colher resultados positivos desse processo e o apoio estadual só tem a agregar. “Foz tem plenas condições de ser selecionada. Consideramos o apoio da SETU muito importante para tirar dúvidas de como compor a documentação e evidenciar os critérios que estão sendo avaliados. Essa experiência é bem relevante para quem está conduzindo o processo local”, afirmou.
Anne Pinheiro, turismóloga e assessora da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, ressaltou que o apoio da SETU foi pontual no que tange a matriz das partes interessadas, o item que gerou mais dúvidas. “Uma iniciativa fundamental para nortear a construção do material da inscrição no chamamento público”, disse. “A forma de abordagem, detalhando os anexos é uma grande contribuição para os destinos turísticos e aumentam nossas expectativas de sucesso”.
De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Campo Mourão, Rosinaldo Nunes, a participação do município no edital do Ministério do Turismo será uma excelente oportunidade para que possam dar maior visibilidade às ações que já vêm sendo desenvolvidas. A maioria das atividades turísticas do município está voltada ao turismo de negócio.
“A oficina realizada pela Secretaria de Turismo contribuiu para que pudéssemos tirar dúvidas e também nos auxiliou sobre como poderemos evidenciar as informações que estão sendo solicitadas”, disse. Ele afirmou que seja qual for o resultado, a equipe que está na organização entende que essa é uma oportunidade para que se possa pensar em novas estratégias que fomentem ainda mais as atividades turísticas locais. Para maiores informações clique AQUI e acesse o edital e os anexos.
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