Categorias: DestaquePonta Grossa

PG 200 | As visitas de Dom Pedro, Vargas e Santos Dumont a Ponta Grossa

Há dez dias de completar 200 anos de emancipação, o portal Boca no Trombone lança uma série de 10 reportagens para recordar histórias, fatos e curiosidades da Princesa de Campos Gerais. Na reportagem desta terça-feira (05), vamos relembrar da visita de grandes personalidades da história do nosso país a Ponta Grossa. 

A primeira grande visita a Ponta Grossa, já como cidade emancipada da então Vila de Castro, foi a do Imperador Dom Pedro II: o monarca veio a Ponta Grossa ainda no século XIX, mais precisamente por volta de 1880, quando realizava uma viagem pelo Sul do país.

Juntamente com a Imperatriz Teresa Cristina, o filho do proclamador da Independência realizou visitas a diversas fazendas e propriedades rurais da região. Dom Pedro II passou a noite na casa de Domingos Ferreira Pinto que, após a estadia, ganhou o título de Barão de Guaraúna.

Sessenta anos depois, quem passou por Ponta Grossa foi Getúlio Vargas. Já na época do Estado Novo, Vargas considerava a cidade como importante centro eleitoral do Paraná. Em uma imagem arquivada no Acervo Nacional, de 1943, o gaúcho acena da sacada de um prédio da região central de PG, o Hotel Planalto. Além desta viagem, Vargas passou pela região em 1930 e 1950, em época eleitoral.

WhatsApp Image 2023-09-05 at 22.20.08 (1) Boca no Trombone WhatsApp Image 2023-09-05 at 22.20.08 (1) Boca no Trombone
Foto Acervo Nacional

Mas a visita mais “memorável” foi a do inventor do avião, Santos Dumont. O considerado Pai da Aviação visitou a cidade em 1916, uma década após inventar o avião. Ao chegar na cidade, se instalou no Hotel Palermo, que hoje não existe mais.

Com ele, estava no local o deputado Eliseu de Campos Melo, que resolveu prestar uma homenagem e levar o convidado para a rua que recebia seu nome. O que Eliseu não sabia é que a famosa rua havia sido alterada para Rua Senador Pinheiro Machado, que havia morrido pouco tempo antes. 

Ao chegar no local, todos da comitiva de Santos Dumont, inclusive o próprio, perceberam que a rua onde estavam não era em sua homenagem. O motorista então deu uma desculpa de que havia levado a comitiva no “local errado” e embarcou todos de volta, dando uma volta na cidade.

Na rua em questão, começou a correria para trocar a placa e fingir que nada havia acontecido. Ao voltar para a mesma via, em outro ponto distinto, Dumont, que aguardava a homenagem, nem percebeu o problema. 

Além dessas personalidades, muitas outras passaram por Ponta Grossa, como Jânio Quadros, Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, dentre muitos outros. Mas isso fica para contar em outros aniversários…Parabéns, Ponta Grossa! 

Leia também: Homem é morto a facadas após briga em saída de festa no interior de Prudentópolis

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Motociclista fica ferido após carro furar preferencial em Uvaranas

O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Motorista do carro alegou falha mecânica.

% dias atrás

Homem pode ter sido jogado de 20 metros em Jaguariaíva

O homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após sobre uma queda de aproximadamente 20…

% dias atrás

Homem encontrado morto em Itaiacoca; Aeromédico acionado

A ocorrência foi registrada hoje (21). O aeromédico do SAMU foi acionado. O homem foi…

% dias atrás

Sete cardeais brasileiros participarão do Conclave para eleger novo papa

Sete cardeais brasileiros prontos para o Conclave: quem são e qual a importância da escolha…

% dias atrás

Chuva de meteoros Líridas poderá ser vista na madrugada de 22 de abril no PR

Para assistir, os amantes da observação do céu a olho nu deverão procurar um horizonte…

% dias atrás

Auxílio-alimentação em Castro: Pagamento retroativo a janeiro será feito em maio junto aos salários dos servidores

Benefício será depositado junto aos vencimentos até que seja concluída licitação que vai contratar empresa…

% dias atrás