Categorias: Campos Gerais

Piraí do Sul completa 144 anos de olho em novos avanços

O município de Piraí do Sul completa nesta terça-feira (5), 144 anos de emancipação política, mas como fundação o município comemora em 12 de abril, 152 anos.

A história de Piraí do Sul, semelhante a outros municípios e cidades da região, nasce no rastro das tropas no séc. XVII, popularmente conhecido como a Rota dos Tropeiros ou Caminho de Viamão. A primeira denominação do atual município de Piraí do Sul foi Bairro da Lança. O nome “Piraí” é uma referência ao Rio Piraí, que banha o município. O termo provém da língua tupi e significa “rio dos peixes”, através da junção de pirá (peixe) e ‘y (rio). A expressão “do Sul” foi acrescentada para diferenciar o município da cidade de Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, o prefeito Henrique Carneiro deixou uma mensagem aos moradores do município. “Quero deixar para toda nossa amada Piraí do Sul e para todo nosso povo trabalhador, que tenhamos orgulho da nossa terra, da nossa bandeira, quero que saibam que aqui tem um prefeito que luta pelo desenvolvimento e por todos os piraienses diariamente. Temos desenvolvido um trabalho voltado a todos os setores com o foco de não esquecer de ninguém, foi esse meu compromisso e será até o final. Piraí do Sul está resgatando principalmente a dignidade, temos investido muito nas melhorias da condição de vida de todos os piraienses, precisamos avançar mais ainda, principalmente no emprego e na renda, na habitação e na saúde pública de qualidade”.

Henrique também destaca que há vários projetos já organizados e outros aguardando aprovação e que em breve vai apresentar para a cidade. “Investimos muito na reforma e construção de escolas e unidades de saúde. Temos investido muito na manutenção e desenvolvimento dessas áreas, vamos investir mais ainda para melhorar cada dia mais. Realizamos a doação de novas áreas para empresas locais realizar as suas ampliações e estamos investindo pesado na qualificação profissional”.

Desde que iniciou seu primeiro mandato em 2021 e com o segundo em 2025, o prefeito detalha que “fazendo um comparativo percebemos que os moradores hoje tem orgulho de morar aqui. Precisamos arrumar a casa para receber visitas, ninguém investe em uma cidade desorganizada e desestruturada”.

Leia também: Quina sorteia prêmio de R$ 19 milhões nesta quarta-feira (5)

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Atletas de Tibagi conquistam quatro medalhas no Campeonato Sul-Americano de Canoagem

Ao todo, 14 atletas de Tibagi representaram a cidade na competição por meio da Associação…

% dias atrás

Dia D de multivacinação no Paraná será neste sábado

A meta é aplicar 300 mil doses na população em geral. A iniciativa tem a…

% dias atrás

Presidente do Iplan detalha revisão do Plano Diretor de Ponta Grossa em entrevista ao BNT News

O Plano Diretor vigente, elaborado por uma empresa contratada por licitação em 2019 e que…

% dias atrás

Governo Lula chega à 12ª troca de ministro em meio a crises e busca por apoio político

Trocas nos Ministérios das Mulheres, Previdência, Justiça e Relações Institucionais revelam tentativa do governo Lula…

% dias atrás

STF julga mais uma etapa da denúncia sobre tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira (06) a julgar mais…

% dias atrás

Prefeita  Elizabeth presta solidariedade ao jogador Allano, alvo de racismo durante partida

Em sua publicação, Elizabeth declarou repúdio ao episódio e reafirmou o compromisso da cidade com…

% dias atrás