No último dia 8/12, Piraí do Sul promoveu o I Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que ocorreu na sala de reuniões da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, foi organizado pela equipe do Grupo de Trabalho (GT) de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN/NGPR), contou com o apoio da gestão municipal e a participação de representantes dos poderes executivo, legislativo e de organizações da sociedade civil.
Na abertura do seminário, a assistente social, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do comitê local do Programa Nossa Gente Paraná, Rita de Cássia de Mello Correa, enfatizou a importância do trabalho intersetorial desenvolvido pelo GT SSAN/NGPR, que “agrega técnicos de diferentes setores (assistência social, agricultura, educação e saúde), com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial, concretizar e otimizar a política pública de segurança alimentar e nutricional de forma soberana em nosso município, seja através do fortalecimento dos programas e projetos já existentes, seja pela implementação de novos projetos […] com o intuito de colaborar com a formação de uma estrutura de combate à desigualdade social e fome no município, em que todos possam se fortalecer individualmente, em suas famílias e na comunidade em que vivem”.
O evento prosseguiu com a primeira palestra, da chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcia Cristina Stolarski. A nutricionista nos apresentou um panorama das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Paraná e alertou sobre a necessidade de mudança no sistema de produção de alimentos (redução do uso de agrotóxicos, conservação da saúde do solo e preservação do meio ambiente), e na ampliação dos investimentos para a garantia de uma alimentação saudável para todos. Na sequência, na palestra “SISAN e o direito humano à alimentação adequada”, o atual secretário executivo da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) do Governo do Paraná e dos Conselhos Setoriais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valdenir Batista Veloso Neto, discursou sobre a importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e da manutenção de uma conjuntura política que assegure o acesso à alimentação adequada. O terceiro palestrante convidado, o Prof. Celbo Antônio da Fonseca Rosas (Departamento de Geociências/UEPG), não pôde comparecer ao evento porque foi contaminado pelo vírus SARS-CoV-2.
Após as palestras, foi definida a composição da CAISAN municipal, constituída pelos secretários municipais e um técnico das pastas de assistência social, de educação, de saúde e de agricultura; e realizada a eleição do Conselho Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (COMSSEA) de Piraí do Sul.
Conselheiros governamentais:
Alexandre Rodrigues Lobo – Secretaria Municipal de Educação
Eva Aparecida Araújo de Mattos – Secretaria Municipal de Educação
Taisa de Lara – Secretaria Municipal de Saúde
Isalina Castanho Lara – Secretaria Municipal de Saúde
Mariana Farias – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social
Ana Lúcia de Oliveira Leal – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social
Luciano Solek – Secretaria Municipal de Agricultura
Luciana Costa – Secretaria Municipal de Agricultura
Conselheiros não-governamentais:
Bruna de Fátima Carneiro Martins – Organização dos Advogados do Brasil – Piraí do Sul
Kátia da Silva Rentz Solek – Sindicato Patronal Rural
Luiza Emanuely Ferraz de Oliveira – Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)
Zeneide de Oliveira – Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)
Sônia Aparecida Ferreira de Anhaia – Conselho da Comunidade
Samir Antônio Anaissi – Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Piraí do Sul (AMEPS)
Zagonei Fernandes – Produtor rural
Andréia Aparecida de Oliveira Ramos – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) O GT SSAN/NGPR encaminhará os nomes dos conselheiros eleitos para publicação no Diário Oficial do município; elaborará, em breve, um relatório sobre o evento, e planejará as próximas ações para o início do ano que vem, quando está prevista a segunda edição do seminário com a participação de pesquisadores de duas universidades públicas paranaenses.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade