Plano de Governo: Requião garante congelamento nas tarifas de luz e água
O candidato ao governo do Paraná Roberto Requião adotará política de preços na Copel e Sanepar que beneficiem a população, com tarifas baixas e a reativação dos programas como o Luz Fraterna e a Tarifa Social da Água. [RELACIONADAS]
O Plano de Governo de Roberto Requião ressalta que a Copel e a Sanepar são empresas de propriedade do povo paranaense, mas tiveram o seu controle desviado para os interesses de sócios e investidores privados e minoritários, muitos deles estrangeiros.
“Vamos devolver a Copel e a Sanepar aos seus legítimos donos e donas para que elas cumpram suas funções públicas. Vamos, novamente, congelar as tarifas de água e luz”, diz o texto do documento.
De acordo com o Plano de Governo do candidato da Federação Brasil da Esperança, a energia elétrica e o saneamento básico são insumos fundamentais para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida da população. “Por isso, a Copel e a Sanepar precisam estar sob o controle público. Todos aqueles que contribuíram para submeter as duas empresas aos interesses do mercado serão imediatamente demitidos”, diz o documento.
O programa Luz Fraterna, que foi criado no governo Requião para fornecer luz de graça às famílias mais pobres, será reativado. A Tarifa Social da Água, que dava água tratada a preços mínimos às famílias de menor renda, também será retomada.
O Luz Fraterna atendeu 285 mil famílias com tarifa de graça. O Governo do Estado quitava a conta de energia elétrica de famílias paranaenses de baixa renda, quando o consumo não fosse abaixo do limite de 100 quilowatts/hora no mês. A família ainda deveria estar inscrita num dos programas sociais do Governo Federal. Já a Tarifa Social da Água trouxe economia a mais de 271 mil famílias.
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região