Categorias: Brasil

Plataforma consumidor.gov passa a receber queixas sobre redes sociais

Instabilidades, erros, conteúdo excluído sem justificativas, vazamento de dados e golpes em redes sociais, como Facebook e o Instagram, agora poderão ser registrados na plataforma consumidor.gov. A medida foi publicada nesta semana na portaria nº 12 de 2021 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Segundo aponta levantamento feito pela Senacon, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as reclamações de usuários de redes sociais aumentaram 300% no período de janeiro a julho deste ano. Entre as principais queixas estão o registro de perfis falsos utilizando dados pessoais, o compartilhamento de dados não autorizados e a cobrança por produtos e serviços não solicitados.

“O consumidor acessa, confere o registro da empresa. Ele então faz a reclamação e a empresa tem um prazo de 30 dias para se manifestar. Esse canal é importante e traz uma taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos”, explica Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

A Secretaria-Geral da Presidência da República registra que existem 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil – o que equivale a 70% da população.

Nesta semana, o Facebook, o Instagram e o Whatsapp apresentaram instabilidade de mais de 6 horas, o que inviabilizou diversos negócios, já que as plataformas são usadas como meio de operação de inúmeros usuários.

A falha gerou uma notificação por parte do Procon do estado de São Paulo, que orientará usuários sobre possíveis ações contra as empresas. “O Procon-SP pretende identificar as causas da pane geral e punir as empresas com multas superiores a R$ 10 milhões, salvo se houver justificativa de evento fortuito, externo e incontrolável, e assim fixar responsabilidades para futuras ações individuais reparatórias”, disse o diretor do Procon, Fernando Capez.

A Nasdaq – a bolsa de valores dedicada ao mercado de tecnologia – foi afetada pela falha, e as ações das gigantes das redes sociais chegaram a acumular perdas de US$ 50 bilhões.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Parcela de R$ 1.000 do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta terça-feira (25)

Depósitos seguem até 27 de fevereiro, de acordo com a série dos estudantes e data…

% dias atrás

Pix por aproximação chega nesta semana; saiba como usar

O Banco Central do Brasil lança o Pix por aproximação em 28/02/2025, facilitando pagamentos instantâneos…

% dias atrás

Prefeitura de Irati adota medidas após denúncias de atendimento médico irregular na UPA

Prefeitura de Irati reage denúncia de atendimento irregular na UPA: substituição de médico, sindicância instaurada…

% dias atrás

AMCG promove levantamento sobre a demanda habitacional dos Campos Gerais

Números serão utilizados com o objetivo de subsidiar estudos e políticas públicas voltadas ao setor.…

% dias atrás

Chuvas em PG causam alagamentos em diferentes regiões da cidade

Moradores da região do Jardim Maracanã e do bairro Ronda relataram situações de alagamento em…

% dias atrás

BR-376 é liberada após transbordamento do Rio Ronda em PG

A via tinha sido interditada sentido Norte, com apenas uma faixa de rolamento. Informação foi confirmada…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade