Categorias: Policial

Polícia Civil prende estelionatário por realizar golpes de ‘pix falsos’

A Polícia Civil de Ponta Grossa e São Mateus do Sul prenderam preventivamente, nesta semana, um homem de 26 anos investigado por diversos casos de estelionato através de comprovantes falsos de PIX. A prisão foi realizada em São Mateus do Sul, após troca de informações entre as unidades. O último caso ocorreu em uma loja de máquinas agrícolas de Ponta Grossa, onde o suspeito teria causado um prejuízo de mais de R$ 10 mil na compra de pneus.

De acordo com a investigação realizada pela setor operacional da 13ª SDP de Ponta Grossa, o homem acumula 23 boletins de ocorrência e inquéritos policiais somente entre 2022 e início de 2025. “A ousadia do suspeito era tamanha que, em alguns casos, ele chegava a apresentar os comprovantes falsos de PIX pessoalmente aos comerciantes. Só em janeiro de 2025, já havia aplicado dois golpes em estabelecimentos comerciais de Curitiba, demonstrando que continuava ativo em sua empreitada criminosa”, destaca o delegado Gabriel Munhoz. Ao todo, o total de prejuízo acumulado é de R$ 407 mil.

O suspeito já havia sido preso preventivamente em julho de 2024, sendo posteriormente colocado em liberdade em setembro do mesmo ano. Contudo, segundo o delegado, ele retornou às práticas criminosas logo após sua soltura, acumulando novas denúncias e processos criminais.

“O modo de operação consistia em contatar estabelecimentos comerciais, seja pessoalmente ou via WhatsApp, negociar principalmente a compra de pneus e produtos de fácil transporte e na sequência enviar comprovantes falsos de pagamento e providenciar a retirada das mercadorias através de serviços de transporte. As vítimas, em sua maioria pequenos e médios comerciantes, só descobriam o golpe durante o fechamento mensal das contas”, explica Gabriel Munhoz.

A Justiça decretou a prisão preventiva do investigado após representação da Autoridade Policial, considerando a reiteração criminosa e o risco à ordem econômica, especialmente devido ao impacto causado a pequenos comerciantes. Atualmente, ele responde a diversas ações penais em diferentes comarcas do estado, incluindo processos por estelionato e outros crimes contra o patrimônio.

Com informações Polícia Civil

Leia também: Residência abandonada pega fogo no Cará-Cará em PG

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Incêndio atinge fábrica de produção de fantasias de carnaval no RJ

O incidente resultou na evacuação de pelo menos 17 pessoas, com nove delas necessitando de…

% dias atrás

Dupla é presa por assassinar rapaz em Ponta Grossa

O delegado disse que a vítima (Nicolas) foi atraída para uma emboscada, onde acabou sendo…

% dias atrás

Prefeitura convoca aprovados para Assistente de Administração

O não comparecimento dentro do prazo estabelecido implicará na desistência automática do candidato

% dias atrás

Audiência pública do CMDCA acontece nesta quarta-feira em Carambeí

Luana detalha que durante a audiência serão disponibilizados dados quantitativos referente aos atendimentos realizados a…

% dias atrás

Prefeitura busca locação de veículos para Segurança Pública e Defesa Civil

Os interessados em participar do pregão devem se atentar às informações disponíveis no edital e…

% dias atrás

Prefeitura passa a divulgar boletins semanais sobre a dengue

Outras ações semelhantes estão previstas para os próximos dias.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade