Categorias: Policial

Polícia Civil e GCM de Ponta Grossa apoiam Operação “Carga Branca” contra tráfico de drogas

Em uma ação coordenada entre forças de segurança de diversos estados, foi deflagrada hoje a Operação “Carga Branca”, voltada para combater o tráfico de drogas em várias regiões do Brasil, incluindo Ponta Grossa (PR) e o Estado de Mato Grosso. A operação busca desmantelar uma rede criminosa que utilizava veículos de transporte para traficar grandes quantidades de cocaína e cometer crimes de lavagem de dinheiro.

A operação, conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso, cumpriu 40 ordens judiciais em diferentes cidades, incluindo Nova Lacerda (MT), Ponta Grossa (PR), Várzea Grande (MT), Pedra Preta (MT), Cuiabá (MT) e localidades de Rondônia. As ações focaram na identificação e prisão de fornecedores de cocaína e pasta base que operavam entre estados, bem como no bloqueio de bens e veículos usados no esquema criminoso.

Em Ponta Grossa, equipes da 13ª Subdivisão Policial (SDP), em conjunto com a Polícia Civil de Mato Grosso e o Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal, cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Durante a ação, foram apreendidas três armas de fogo: uma espingarda calibre 12, uma pistola 9mm e um revólver calibre 38. Um homem de 65 anos, que estava em posse do revólver, foi preso em flagrante.

Investigações em Curso

As investigações que resultaram na Operação “Carga Branca” tiveram início em 2020, após a apreensão de 450 tabletes de cocaína em um caminhão. A partir daí, foi identificado um sofisticado esquema de tráfico interestadual de drogas, que envolvia a aquisição de caminhões para o transporte das drogas e a lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada em Rondônia. Somente no período investigado, as transações financeiras somaram mais de R$ 4,4 milhões.

A ação busca não apenas prender os envolvidos, mas também bloquear judicialmente contas bancárias e apreender veículos usados pela organização criminosa. A operação conta com o apoio de várias delegacias regionais e unidades da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

Impacto e Desdobramentos

Com a prisão de diversos suspeitos e a apreensão de armas e veículos, a expectativa das autoridades é desmantelar uma das principais rotas de tráfico de cocaína no país. Além disso, o trabalho conjunto das forças de segurança reforça o compromisso no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

A Polícia Civil continua as investigações para identificar todos os membros da rede criminosa e pede que a população colabore com informações que possam auxiliar no desmantelamento do esquema. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do WhatsApp da Polícia Civil de Ponta Grossa, pelo número (42) 3219-2780.

Leia também: Idoso de 66 anos é preso por estuprar criança em cidade da região

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem bate na esposa no Jd. Paraíso; Ele foi preso

O homem foi preso em flagrante. Ele agrediu a própria esposa, no Jd. Paraíso, em…

% dias atrás

Homem encontrado morto dentro de casa; PM foi acionada na região

O homem foi encontrado morto dentro da residência, na noite de ontem (30). A polícia…

% dias atrás

Veja imagens da emocionante carreata do Operário Ferroviário após conquistar o título do Campeonato Paranaense em Ponta Grossa

Na tarde de ontem (30), o Sicredi Campos Gerais promoveu uma carreata com os jogadores…

% dias atrás

Carreta da Inovação passa por Cândido de Abreu nesta terça-feira (01)

Em Cândido de Abreu, região dos Campos Gerais, o projeto irá operar na Rua Dr.…

% dias atrás

Guarda Civil Municipal de PG vai adquirir sprays de pimenta e de gás lacrimogêneo

A Guarda Civil Municipal ira adquirir materiais como espagidores e sprays de pimenta, sprays de…

% dias atrás

Homem com mandado de prisão agride mulher no Centro de PG

A ocorrência foi registrada na manhã de ontem (30). A PM foi acionada para uma…

% dias atrás