Categorias: Paraná

Polícia Civil orienta população sobre a importância de denunciar crimes contra idosos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta a população sobre a importância do registro da denúncia em casos de crimes contra pessoas idosas, além de reforçar a atuação da instituição nas apurações das situações recebidas.

No Estado, as denúncias apuradas envolvem agressões físicas, violência psicológica, maus-tratos a idosos, negligência, abandono em hospitais ou casas de saúde. Além de casos em que familiares se apossam de cartões bancários e aposentadorias das vítimas.  

O delegado e chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis, Vyctor Grotti, explica que os crimes podem ser denunciados tanto pela vítima quanto por uma pessoa que esteja ciente do fato, a fim de combater com agilidade e eficiência a violência praticada. 

“É de extrema importância esse tipo de denúncia por parte da comunidade, visto que a pessoa idosa é vulnerável e dificilmente vai até a delegacia. Geralmente os crimes são cometidos às ocultas, em relações familiares. A denúncia é a principal ferramenta que possuímos para conseguir apurar e esclarecer todas as situações”, destaca Grotti.  

A população pode denunciar de forma anônima através dos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo 0800-141-0001, diretamente à equipe de investigação do Núcleo. Também podem registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

UNIDADE ESPECIALIZADA

Em casos de crimes, todas as delegacias de polícia judiciária do Paraná estão aptas a promover o atendimento e investigação de crimes contra a pessoa idosa. 

O delegado Wallace de Oliveira Brito afirma que um dos alicerces no combate à violência contra o idoso é o atendimento especializado empregado pela equipe policial. “Após o registro, verificamos a procedência das denúncias com rapidez através de entrevistas sumárias da vítima, visitas ao seu domicilio, entre outras providências que possam embasar pedidos de medida de proteção em favor da vítima idosa”.

CAPACITAÇÕES

Os policiais civis do Paraná estão em constante aprendizado para atuarem da melhor maneira em atendimentos especializados, principalmente em casos envolvendo vulneráveis. 

A PCPR disponibiliza cursos aos servidores com o objetivo de atualizar a atuação diária de polícia judiciária, promovendo uma visão moderna de investigação e melhorando a qualidade do trabalho e o serviço prestado à sociedade.

Leia também: Carro capota e deixa três feridos na Avenida Souza Naves em PG

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Rompimento de rede por terceiros afeta abastecimento em vilas de Ponta Grossa

Rompimento de rede por obras afeta abastecimento em bairros de Ponta Grossa. Sanepar prevê normalização…

% dias atrás

Grupo Petrópolis divulga Relatório de Sustentabilidade 2023

Ao longo do ano a empresa investiu 85% a mais do que em 2022 em…

% dias atrás

Esporte Clube Sírio promove exposição de arte com peças sírias

Iniciativa celebra os 19 anos do Núcleo de Cultura da organização. Mostra traz painéis com…

% dias atrás

Ataques cibernéticos aumentam 11% no 1º semestre de 2024

Relatório revela aumento alarmante de ameaças cibernéticas em 2024

% dias atrás

Inadimplência no varejo recua em agosto

Redução da inadimplência, apontada pelo Índice Meu Crediário, registra novo recuo em agosto de 2024

% dias atrás

Vestibulares: foco e concentração são indispensáveis na reta final

Educadora dá dicas para aumentar a confiança dos estudantes perto da data das provas

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade