A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em colaboração com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), prendeu um homem nesta quinta-feira (9) em Curitiba durante uma operação conjunta para desarticular uma organização criminosa envolvida em extorsões mediante sequestro, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O esquema, que operou por três anos, movimentou cerca de R$ 150 milhões.
A operação, que contou com o apoio de forças de segurança de diversos estados, resultou em sete prisões até o momento, com ações realizadas também na Bahia, Ceará, São Paulo e Amazonas. Ao todo, aproximadamente 200 policiais participaram da ação, com apoio de vários departamentos especializados.
O grupo criminoso se dedicava a extorsões mediante sequestro, em que algumas vítimas foram assassinadas, e usava esse crime para ocultar atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Segundo o delegado da PCPR, Rodrigo Brown, as vítimas eram mantidas sob ameaça e violência extrema enquanto o grupo exigia elevados resgates para liberá-las. O dinheiro obtido era lavado e reinvestido em diversas operações criminosas.
“Durante as investigações, ficou claro que os membros da organização tinham funções bem definidas, incluindo a participação de agentes de segurança que auxiliavam no planejamento e execução dos crimes”, explicou o delegado. O grupo também usava veículos e propriedades adquiridos ilegalmente para dificultar a localização dos bens pelas autoridades.
As investigações seguem para identificar outros membros da organização e rastrear os bens adquiridos de forma ilícita. Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS