Entre os dias 26 e 29 de maio, policiais militares do Pelotão de Polícia de Choque do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) participaram de um treinamento especial no Batalhão de Choque, em Curitiba, para operar a nova Taser 10, a mais avançada arma de incapacitação neuromuscular do mercado.
O equipamento, que será incorporado às atividades operacionais da corporação, oferece maior eficiência e segurança tanto para os policiais quanto para as pessoas abordadas, graças à sua tecnologia que emite uma corrente elétrica de baixo risco à vida, provocando a imobilização temporária por meio da atuação no sistema nervoso.
A Taser 10 representa um salto tecnológico nas ações de controle e contenção. O dispositivo permite disparos mais precisos, maior alcance e estabilidade, tornando as intervenções mais seguras e eficazes em situações de alto risco, reduzindo significativamente o risco de lesões graves.
Além disso, o uso da Taser amplia as opções de força disponíveis para os policiais, alinhando-se às boas práticas de uso progressivo da força, conforme os protocolos internacionais de segurança pública.
O treinamento faz parte do processo de capacitação dos agentes para o uso correto e responsável da nova tecnologia. A expectativa é que o equipamento passe a ser utilizado em breve nas operações do 1º BPM, fortalecendo as estratégias de segurança pública e preservação da vida.
Leia também: Simulado de acidente de trânsito movimenta Ponta Grossa nesta sexta (30) no Maio Amarelo