Pedro Jaremczuk, protetor e investigador da Polícia Civil de Castro, voltou à cena em 2024 com um novo projeto para ajudar animais em situações difíceis. Após construir 10 casinhas verdes para animais abandonados durante suas férias em 2023, ele agora apresenta o projeto ‘CÃO DE RODAS’.
Inspirado por um caso trágico de atropelamento que investigou, onde um carro passou por cima de um cachorro comunitário, arrastando-o e rompendo sua coluna, Jaremczuk decidiu criar o projeto ‘CÃO DE RODAS’ para oferecer uma nova chance de mobilidade para animais com deficiência.
O policial ressaltou que pensou em criar a iniciativa com o objetivo de livrar esses animais da eutanásia. “A ideia do projeto surgiu a partir de um caso de maus-tratos em que atuei, onde um carro, por pura maldade, atropelou um cachorro comunitário, arrastando-o por vários metros, rompendo sua coluna. Ele teve que ser eutanasiado na época porque não voltaria a andar. Então pensei em lançar o projeto Cão de Rodas com o objetivo de livrá-los da eutanásia e ao mesmo tempo dar mais qualidade de vida”, explicou.
Atualmente, Castro tem 13 animais que enfrentam essa condição debilitante, e Jaremczuk, dedicando-se ao projeto por dois meses, desenvolveu cadeiras de rodas adaptadas usando materiais reutilizáveis como rodas de bicicleta velha, barras de alumínio, conectores hidráulicos, mangueiras e abraçadeiras. Com os materiais adequados, ele consegue construir uma cadeira em apenas um dia.
A primeira beneficiada pelo projeto foi a Bebel, uma cachorrinha abandonada ainda filhote e acolhida por uma protetora. Com a cadeirinha adaptada, Bebel agora tem a chance de se movimentar com mais liberdade e conforto.
Realizar esse trabalho tem sido uma fonte de satisfação para Jaremczuk, que vê a alegria e a melhoria na qualidade de vida dos animais beneficiados. “É um sentimento de satisfação ao ver um animal com paralisia poder fazer coisas comuns a todos os cães, como correr, brincar e passear, devolvendo a qualidade de vida”. Ele enfatiza a importância de cada cadeira ser desenvolvida levando em conta a estrutura corporal de cada animal para garantir seu conforto e segurança.
Quanto aos tutores dos animais com deficiência, Jaremczuk incentiva-os a procurá-lo. Mesmo sendo possível encontrar cadeiras à venda na internet, muitas são frágeis e feitas com materiais descartáveis, enquanto as cadeiras resistentes são caras, chegando a quase R$2 mil. Com o projeto ‘CÃO DE RODAS’, os tutores recebem as cadeiras gratuitamente, proporcionando uma solução acessível e eficaz para melhorar a vida de seus animais de estimação.
Leia também: Protetor e investigador da Polícia Civil de Castro constrói casinhas para animais abandonados
Nos próximos dias, Pedro Jaremczuk planeja construir mais nove cadeiras de rodas para animais em Castro, sendo oito para cães e uma para um gato. Esses animais possuem deficiência de locomoção, que pode ter sido causada por diversos motivos, como maus-tratos, atropelamentos, quedas, hérnias e cinomose.
Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…
O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…
Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…
Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…
No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade