Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa é a 10º cidade com melhor saneamento do Brasil

Ponta Grossa subiu uma posição na 16ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados. PG assumiu a 10ª colocação. O levantamento levou em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o estudo realizado anualmente desde 2007, Ponta Grossa se enquadra na categoria que possui, juntamente com 18 municípios brasileiros, o atendimento total de água superior a 99%.

Apenas cinco municípios da amostra possuem 100% de coleta de esgoto. Outros 35, incluindo Ponta Grossa (99,9%), possuem o índice de coleta superior a 90%.

Portanto, de acordo com os indicadores, Ponta Grossa pode ser considerada universalizada conforme o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em ambos os casos.

O cenário ponta-grossense ainda é mais positivo se comparado com a realidade de outros municípios brasileiros. O estudo aponta que a falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas no país e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, estes dados demonstram o bom trabalho realizado pela Sanepar e o olhar atento do governo municipal, por garantir que quase a totalidade da população tenha tanto água tratada quanto a devida coleta e destinação de esgoto. Mesmo com os bons números, a Chefe do Executivo almeja mais para a cidade.

“Ponta Grossa novamente é referência entre os municípios brasileiros. O acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário são direitos indiscutíveis. Estamos falando em saúde, qualidade de vida e dignidade. Embora nossos índices sejam ótimos, ainda temos como melhorar, e é isso que vamos buscar. Aliás, já estamos fazendo isso, ampliando a rede de distribuição de água para espaços que ainda não contavam com esse serviço, como no Ouro Verde”, exemplifica a prefeita.

PMPG

O Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

ÁGUA – Curitiba ainda se destaca no atendimento de água, em primeiro no ranking, com 100%. Das 27 capitais brasileiras, somente nove possuem ao menos 99% de abastecimento total de água. Os dados do instituto mostram que há um total de 22 municípios que possuem 100% de atendimento total de água e outros 18 com valores de atendimento superiores a 99%.

ESGOTO – Dos municípios analisados pelo Trata Brasil, cinco possuem 100% de coleta de esgoto. Outros 35 possuem índice de coleta superior a 90% e, portanto, podem também ser considerados universalizados de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. O Paraná tem quatro com 99,99% (Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel) e um com 99,98% (Curitiba). Em relação à coleta total de esgoto, apenas oito capitais têm índice de mais de 90% de atendimento.

RANKING – Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população. Segundo a instituição, a falta de acesso à água potável ainda impacta quase 32 milhões de pessoas e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto.

Confira o ranking completo AQUI.

Com informações AEN

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade