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Ponta Grossa lança ‘Projeto Raiz, Cultura e Produto’ na próxima segunda-feira

Será lançado no próximo dia 29, segunda-feira, o ‘Projeto Raiz, Cultura e Produto’ 2024. A cerimônia de lançamento acontece às 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal. O objetivo é criar uma coleção de produtos artesanais com identidade cultural de Ponta Grossa, voltados para o consumo do público local. O projeto é desenvolvido pela Casa do Artesão em parceria, orientação e curadoria da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.

O Projeto Raiz, Cultura e Produto supera o conceito de produção de souvenirs para turista. “Nós buscamos traduzir em produto artesanal, significados da cultura local que são reconhecidos pela comunidade ponta-grossense”, explica o secretário Municipal de Cultura, Alberto Portugal. Assim, esses símbolos e expressões que são patrimônios do município, são representados em produtos a serem consumidos, principalmente pela população local. Para isso, são criadas coleções com essas características.

Este é o segundo ano do projeto, lançado em 2023. No ano passado, por exemplo, foi criada a personagem ‘Rosney, a Pomba Sensata’, que consegue ser reconhecida como um símbolo local. Rosney pode ser encontrado em produtos como canecas ou almofadas, produzidas pelos artesãos. Também houve destaque para a produção em palha de joias e de símbolos locais, como representações de São João Maria e Corina Portugal.

Para 2024, o secretário Alberto Portugal explica que “serão realizados encontros e oficinas, com uma curadoria especial, para discutir símbolos, significados, propostas de valor e muitas coisas importantes que vão definir o sentido da coleção”. Essas oficinas são gratuitas e abertas a todos os interessados. Não é necessário ter CNPJ nem ser associado de alguma associação para participar. O Projeto pretende buscar, assim como ocorreu no ano passado com Rosney, a Pomba Sensata, um novo produto para a coleção deste ano.

A produção do Projeto Raiz poderá ser comercializada na loja de artesanato da Concha Acústica e também em eventos culturais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Outra proposta, segundo o secretário Alberto Portugal, é ressignificar o próprio perfil dos consumidores de artesanato. “Com esses produtos, queremos atrair o público jovem e ampliar o potencial de consumo”, explica.

O lançamento da coleção 2024 do Projeto está prevista para ocorrer em julho.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

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