Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa lidera ranking nacional da internet 5G

A cidade de Ponta Grossa lidera o ranking das Cidades Amigas do 5G divulgado nesta terça-feira (8) pela Conexis Brasil Digital. O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. 

As capitais Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) também aparecem com destaque no ranking. São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Chapecó (SC) completam a lista das 10 mais preparadas. O levantamento, contratado pela Conexis, foi realizado pela consultoria Teleco. No ano passado a cidade de Uberlândia liderou o ranking e Porto Alegre foi a capital mais bem colocada.

Já Ponta Grossa saltou da 15ª colocação para o primeiro lugar. A cidade se destaca por ter sido uma das primeiras do País a já estar apta, legalmente, a receber a próxima geração da internet móvel. Se antecipando aos processos legais, o município já tem aprovado desde abril um projeto de lei que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel. O projeto segue a lógica de maior desburocratização possível para a implantação da nova tecnologia. “O primeiro e mais importante ponto é este marco legal que assegura que Ponta Grossa apareça na vanguarda das cidades brasileiras que permitem a implantação da tecnologia 5G. Assim, podemos inovar e garantir mais desenvolvimento para a nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

 

Entre os pontos que destacam as mais bem classificadas no ranking estão:

– Autorização para instalação em até 60 dias;

– Prazo de validade da licença não inferior a 10 anos;

– Balcão Único: as solicitações são feitas em um único órgão da prefeitura;

– Processos e documentação claramente definidos;

– Valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com custo do processo de licenciamento.

 

O ranking Cidades Amigas do 5G substitui o ranking Cidades Amigas da Internet e se alinha à chegada da nova tecnologia ao país. Em outubro o 5G iniciou a operação em todas as capitais brasileiras, antes mesmo do prazo fixado pela Anatel. O próximo passo é a implantação do 5G nas cidades acima de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas.

Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo para a instalação e o custo.

“Ter uma legislação moderna é o primeiro passo para a expansão da conectividade, mas é preciso mais que uma lei atual, as cidades precisam desburocratizar o processo e fazer análises rápidas dos pedidos. Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

 

[RELACIONADAS]

 

O RANKING

O Ranking das Cidades Amigas do 5G destaca entre as cidades com mais de 200 mil habitantes aquelas que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica. Esta é a sétima edição do ranking, que tem mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Em 2022, o levantamento analisou 155 municípios.

Por outro lado, o levantamento indica que ainda há muitos municípios com processos de licenciamento caros, burocráticos, lentos e com leis desatualizadas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem cai de altura de 4 metros enquanto reformava telhado de igreja de PG

Embora tenha caído de uma altura considerável, ele saiu praticamente sem ferimentos. A vítima sofreu…

% dias atrás

Corpo de assistente social desaparecido em PG é encontrado em rio da região

O corpo já estava em decomposição. O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava fez o…

% dias atrás

Vítimas fatais de acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles são identificadas

Três jogadores da equipe de futebol americano do Coritiba morreram após o ônibus que levava…

% dias atrás

Cerca de 1,2 mil imóveis ainda estão sem energia em Ponta Grossa após temporal

Cerca de 22 mil casas estão sem luz na região Moradores de bairros como Olarias…

% dias atrás

Jovem que foi agredido e morto em Castro é sepultado. Mãe da vítima se posiciona sobre crime

Após o portal BNT publicar a versão da defesa do atirador, que alegou legítima defesa,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade