Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa poderá ter liberação para mais um curso de Medicina

Ponta Grossa pode ter, em poucas semanas, um novo curso de Medicina. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu nesta quinta-feira (04) das mãos da prefeita Elizabeth Schmidt, do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, e da deputada Aline Sleutjes, o pedido formal para que seja autorizada abertura de 60 novas vagas de Medicina na cidade.

Durante o encontro, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou que em 4 de agosto deste ano foi conversado com o reitor da Unicesumar com o intuito de ver a possibilidade de abrir o curso de Medicina em Ponta Grossa. Segundo ela, a autorização dada pelo MEC não irá enriquecer apenas a educação, no âmbito do ensino superior na cidade, mas também, auxiliará na Saúde, com as residências médicas. “Para Ponta Grossa, seria importante também em relação às residências médicas, pois poderíamos firmar parceria da Unicesumar com nosso Hospital Municipal, que garantirá uma vivência para os acadêmicos com a profissão e um incremento no atendimento da saúde ao cidadão”, disse a prefeita.

O ministro da Educação disse que tem muito a agradecer a escola privada, pois 76% do ensino superior no Brasil são feitos pela iniciativa privada, considerando que o Estado não teria condições para isso. “Olho para a iniciativa privada com muito respeito. Por isso, o que eu puder facilitar, respeitando a seriedade e conteúdos dos cursos, será feito. Precisamos acabar com a burocracia, punir os maus e dar a oportunidade para quem quer fazer um trabalho bonito”, disse Ribeiro.

O reitor da Unicesumar entregou o pedido de autorização do curso de Medicina na filial de Ponta Grossa, salientando que a instituição tem estrutura para a abertura desta faculdade em Ponta Grossa. Além disso, Matos elogiou a postura do ministro à frente da Pasta. “A carência no ensino básico no Brasil é muito alta e o ministro tem feito um belo trabalho nesse sentido no Ministério da Educação. A educação precisa disso. O país só cresce quando o povo tiver direito a acesso à escola de qualidade, o ensino integral. O aluno tem que se converter ao conhecimento. Os países que deram certo foram aqueles que incentivaram a criação das escolas em tempo integral como transformadoras da sociedade.”, disse o reitor.

A deputada Aline Sleutjes comenta que o governo federal tem o compromisso com o desenvolvimento da educação. Ela salientou que a vinda de Ribeiro para os Campos Gerais irá atender mais de 80 municípios e aproximadamente 300 líderes, em evento com sobre o FNDE, na tarde desta quinta.  “O ministro prontamente disse que viria, pois seu lema é menos Brasília e mais Brasil, levando a educação onde ela precisa chegar”, falou Aline.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Morre Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo, aos 92 anos

O jornalista esportivo Léo Batista morreu neste domingo (19), no Rio de Janeiro. Um dos…

% dias atrás

Porta, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…

% dias atrás

Simepar diz que chuvas devem continuar durante os próximos dias. Veja a previsão

Instituto aponta que deverá haver um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, o…

% dias atrás

Foragido tenta agredir guardas municipais durante prisão no Parque Ambiental em PG

Sujeito resistiu com chutes e socos, acertando inclusive um guarda municipal. Desta forma, a equipe…

% dias atrás

Cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberados

Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de…

% dias atrás

Três pessoas ficam feridas após carro sair de pista e capotar na BR-376

Um dos ocupantes ficou em estado grave, enquanto outros dois tiveram lesões leves. Acidente ocorreu…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade