Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa se destaca em índice de alfabetização de crianças aos 7 anos

Ponta Grossa se destacou positivamente no novo índice de alfabetização para crianças de até sete anos, divulgado pela Pesquisa Alfabetiza Brasil e divulgado nesta semana em todo o país. A cidade atingiu o índice de 76% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, à frente de cidades como Curitiba e Londrina.
O índice de Ponta Grossa também é um dos melhores do país, ficando acima da nota nacional (56%) e estadual (73%). Isso significa que os estudantes já desenvolveram as habilidades de ler palavras, frases e textos curtos, localizam informações explícitas em textos curtos (como em bilhete, crônica ou conto infantil) e compreendem informações em textos com linguagem verbal e não verbal, entre outras.
A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou o novo dado sobre a educação municipal. “Agora temos mais um índice nacional, um novo reconhecimento externo daquilo o que fazemos e dizemos para os ponta-grossenses: nossa educação tem ótima qualidade e estamos à frente em muitos sentidos. Ele mostra que superamos o impacto da pandemia sobre nossos alunos e que a Rede Municipal de Ensino está inovando, superando e evoluindo junto com nossos professores e estudantes”, afirma a prefeita.
Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o novo índice é muito significativo. “Ele demonstra que as práticas de gestão e pedagógicas que estamos colocando em prática estão contribuindo para avançarmos na qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo o direito de nossas crianças ao seu pleno desenvolvimento pela educação. Nosso compromisso é chegar aos 100% de alfabetizados na idade certa”, enfatiza Simone.
A Pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Alfabetiza Ponta Grossa
Ponta Grossa já aderiu ao compromisso pela Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da Rede Municipal de Ensino até os sete anos – ao longo do 2º ano do Ensino Fundamental.
Para isso, realiza formações constantes junto aos professores, com acompanhamento permanente da alfabetização das crianças. Também criou o programa Alfabetiza Ponta Grossa, visando colocar em prática estratégias e ações inovadoras para alcançar o objetivo de chegar a 100% dos estudantes alfabetizados na idade certa – sete anos de idade.
Garantia de direitos
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada objetiva garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Além da alfabetização na idade certa, outro objetivo é recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia – situação que Ponta Grossa também colocou em prática desde 2021, com importantes avanços demonstrados no IDEB 2022.
Das assessorias

Artigos recentes

Conferência Inaugural da AACSB na África

TAMPA, Flórida, June 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AACSB International, a maior associação de…

% dias atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 53 milhões

Nesta semana também será realizado o sorteio da Quina de São João. O prêmio estimado…

% dias atrás

Eletrificados em alta no Brasil: vendas de carros elétricos batem recorde

Segundo dados divulgados pela ABVE, no primeiro trimestre de 2024, as vendas registram um aumento…

% dias atrás

Parque Estadual de Vila Velha celebra festa junina com entrada gratuita

Festa acontece nos dias 22 e 23 de junho e contará com diversas atrações e…

% dias atrás

Sogra é agredida por nora que termina presa em PG

A agressora foi conduzida para a 13ª Subdivisão Policial, em Ponta Grossa.

% dias atrás

Menor é agredida e PM é acionada no Jd. Carvalho

A menor teria sido agredida por uma pessoa maior de idade. O caso terminou na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade