Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa se destaca na educação e saúde, aponta IPDM 2022

Na terça-feira (17) o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apresentou a nova edição do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), com ano-base de 2022. Espécie de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal, o IPDM avalia, anualmente, o desenvolvimento socioeconômico dos 399 municípios nas dimensões de Renda, Educação e Saúde, formando um indicador geral.

Os municípios são categorizados em quatro estratos de desempenho: baixo, médio-baixo, médio e alto, em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o indicador. A média geral do Paraná passou de 0,7291 em 2021 para 0,7414 em 2022, o melhor resultado desde 2010, quando foi iniciada a série.

A reportagem do Portal Boca no Trombone teve acesso a tabela e aponta que a cidade de Ponta Grossa se destacou em dois indicadores. Conforme tabela, na área da educação a cidade apontou 0,9121 e na saúde foi classificado em 0,8535. Já no indicador renda foi 0,6217 e no índice geral marcou 0,7958.

Desses indicadores Curitiba aparece em primeiro lugar em dois. Geral (0,9013) e  renda (0,8591). Já na educação Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, é o município com a maior classificação (0,9966). E na área da saúde Diamante do Norte, na Região Noroeste, é o principal destaque, com IPDM de 0,9999.

IPDM E COMO É DEFINIDO O NÚMERO

O índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM) utiliza dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para formulação do indicador. Devido ao tempo de processamento dessas informações por cada órgão, o índice, que é anual, é divulgado dois anos após o período analisado.

No indicador Renda leva em consideração a remuneração do trabalho, o número de empregos formais (carteira assinada) e a produção agropecuária. Na Educação abrange atendimento à educação infantil, taxas de abandono, distorção idade-série, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e qualificação dos docentes (porcentagem com ensino superior). Por fim, na área da Saúde, utiliza para definição do indicador dados como percentual de consultas pré-natais, participação dos óbitos listados como causas mal definidas e razão de óbitos de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis.

Com informações AEN

Leia também: DER licita anteprojeto de duplicação da PR-151, perto da UTFPR, em Ponta Grossa

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

PRF inicia operação Rodovida para reduzir acidentes nas estradas

A operação se estenderá até março de 2025. A PRF intensificará a fiscalização e promoverá…

% dias atrás

Dólar sobe para recorde com alta de 7,4% em um mês

A valorização do dólar está ligada a diversos fatores, incluindo a eleição de Donald Trump…

% dias atrás

Confira a programação completa da Verão Maior Paraná 2024/2025

A Arena Verão Maior em Caiobá inicia atividades em 28/12, com eventos esportivos e shows…

% dias atrás

Seis apostas de PG acertam quadra na Mega-Sena; confira ganhadores na região

Próximo prêmio será a Mega da Virada, no dia 31, com prêmio estimado de R$600…

% dias atrás

Acidente na BR-376 deixa uma pessoa ferida em Imbaú

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira. Uma mulher foi encaminhada ao hospital

% dias atrás

UEPG divulga resultado final do Vestibular 2024; acompanhe ao vivo

São 1.171 vagas ofertadas para os 38 cursos de graduação da Universidade, por meio do…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade