O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, José Aparecido Leal esteve nos estúdios do Portal Boca No Trombone para um entrevista exclusiva sobre a segurança do trabalho aqui em Ponta Grossa no último ano e sobre os dados atualizados fornecidos SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Setor de Epidemia da Prefeitura de Ponta Grossa).
Confira os destaques da entrevista:
De acordo com o SINAN, em Ponta Grossa, houve um aumento de 80% de acidentes fatais entre 2022 e 2023. Isto é, um aumento de 291 casos em relação a 2022 e 2023, sendo de 161 para 630 acidentes. O que também chama a atenção nesse número é que a cada três minutos e 58 segundos ocorre um acidente de trabalho em Ponta Grossa.
“Este estudo demonstra que as empresas não estão se preocupando com a segurança do trabalho e, por isso, aumentou em 80% dos acidentes fatais e 291 dos acidentes é notificado na Prefeitura, então, podemos pensar que as empresas não estão desenvolvendo as atividades previstas na legislação”, comenta José.
Leia também: BNT Entrevista: Tânia Sviercoski fala sobre os investimentos na segurança pública de Ponta Grossa
Os acidentes no trabalho acontecem quando a prevenção falha. Levando isso em consideração, o levantamento e a análise se tornam ferramentas muito importantes para que as causas sejam identificadas e as ações corretivas de prevenção sejam estabelecidas a fim de evitar as falhas repetidas levantadas durante a análise do acidente.
“Fazer capacitação continuada é igual a uma graduação. Após o término, você faz uma pós-graduação, uma especialização. Tem que dar continuidade para aquele trabalhador ir, cada vez mais, aprendendo melhor e ir desenvolvendo a sua atividade profissional com mais qualidade”, avalia José.
Diante da análise do estudo dos acidentes de trabalho ocorridos, concluímos que as empresas necessitam tomar atitudes próativas diariamente, realizando a aplicabilidade das ferramentas e das ações em busca de sistemática e de dinâmica na agilidade da melhoria do desempenho na redução dos acidentes de forma contínua, bem como no aumento da cultura comportamental preventiva dos funcionários. José finaliza a entrevista dizendo que uma qualidade melhor da prática profissional impacta diretamente em uma produção melhor por parte dos funcionários.
Veja a entrevista na íntegra:
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade