Categorias: Ponta Grossa

BNT Entrevista: Ponta Grossa tem um acidente de trabalho a cada 3h58min

O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, José Aparecido Leal esteve nos estúdios do Portal Boca No Trombone para um entrevista exclusiva sobre a segurança do trabalho aqui em Ponta Grossa no último ano e sobre os dados atualizados fornecidos SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Setor de Epidemia da Prefeitura de Ponta Grossa). 

Confira os destaques da entrevista:

De acordo com o SINAN, em Ponta Grossa, houve um aumento de 80% de acidentes fatais entre 2022 e 2023. Isto é, um aumento de 291 casos em relação a 2022 e 2023, sendo de 161 para 630 acidentes. O que também chama a atenção nesse número é que a cada três minutos e 58 segundos ocorre um acidente de trabalho em Ponta Grossa.

 “Este estudo demonstra que as empresas não estão se preocupando com a segurança do trabalho e, por isso, aumentou em 80% dos acidentes fatais e 291 dos acidentes é notificado na Prefeitura, então, podemos pensar que as empresas não estão desenvolvendo as atividades previstas na legislação”, comenta José.

Leia também: BNT Entrevista: Tânia Sviercoski fala sobre os investimentos na segurança pública de Ponta Grossa

 Os acidentes no trabalho acontecem quando a prevenção falha. Levando isso em consideração, o levantamento e a análise se tornam ferramentas muito importantes para que as causas sejam identificadas e as ações corretivas de prevenção sejam estabelecidas a fim de evitar as falhas repetidas levantadas durante a análise do acidente.

 “Fazer capacitação continuada é igual a uma graduação. Após o término, você faz uma pós-graduação, uma especialização. Tem que dar continuidade para aquele trabalhador ir, cada vez mais, aprendendo melhor e ir desenvolvendo a sua atividade profissional com mais qualidade”, avalia José.

 Diante da análise do estudo dos acidentes de trabalho ocorridos, concluímos que as empresas necessitam tomar atitudes próativas diariamente, realizando a aplicabilidade das ferramentas e das ações em busca de sistemática e de dinâmica na agilidade da melhoria do desempenho na redução dos acidentes de forma contínua, bem como no aumento da cultura comportamental preventiva dos funcionários. José finaliza a entrevista dizendo que uma qualidade melhor da prática profissional impacta diretamente em uma produção melhor por parte dos funcionários. 

Veja a entrevista na íntegra:

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Últimos dias para pedir isenção no Vestibular de Verão da UTFPR

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 22 de setembro; inscrições abertas…

% dias atrás

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade