Categorias: Ponta Grossa

Ponta Grossa terá mutirão de exame de DNA gratuito

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) promove um mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade e maternidade em sete cidades paranaenses, nos dias 16 e 17 de agosto. Além do reconhecimento, será oferecido exame de DNA gratuito. O atendimento permitirá que a população paranaense tenha o registro do pai ou da mãe nos documentos. No entanto, é necessário que todas as partes concordem em realizar os procedimentos. Os serviços fazem parte do programa (Re)conhecendo Direitos e o mutirão integra a mobilização nacional “Meu Pai Tem Nome”, do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

A ação é realizada por meio da Assessoria Especial para Mutirões de Atendimento (AEMA) e do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) e acontecerá nas sedes da DPE-PR das cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Paranavaí e Ponta Grossa (confira no fim da matéria em qual dia será realizado o mutirão na sua cidade), mas moradores(as) de outras cidades do Paraná também podem ser atendidos(as) no mutirão.

A Defensoria Pública disponibiliza em seu site um formulário de pré-inscrição, em que serão solicitados previamente alguns documentos de acordo com o caso para agilizar o atendimento. Aqueles(as) que não realizarem a inscrição também poderão ser atendidos, desde que compareçam ao mutirão com todos os documentos necessários, inclusive os específicos de acordo com o pedido. Saiba quais são os documentos no fim da matéria. 

O reconhecimento pode ser feito de forma voluntária ou poderá ser feito o exame de DNA para comprovar a paternidade, mas é necessário que as partes concordem em realizar os procedimentos.

A iniciativa busca atender a demanda de pessoas no Paraná que só têm o registro de um dos genitores na documentação ou daqueles(as) que, além de manter o nome do pai e da mãe biológicos, também querem registrar o nome do pai ou da mãe afetiva. Dessa forma, o direito de reconhecimento de filiação será garantido.

“Esse mutirão nacional tem o objetivo não apenas de contribuir para a efetivação dos direitos de cada pessoa, como também de dar visibilidade a esses direitos, que não necessariamente dizem respeito apenas à origem genética. É uma oportunidade para pais, mães e filhos e filhas conseguirem que o registro traduza a sua realidade com um procedimento simples e rápido”, explica a defensora pública e coordenadora da AEMA, Mariana Mantovani Monteiro.

De acordo com Fernando Redede, defensor público coordenador do NUDIJ, o reconhecimento de paternidade e maternidade dá amparo significativo para a criança ou adolescente. “A inserção do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento traz segurança jurídica à criança e ao adolescente, mas também dá dignidade. Essa pessoa vai conhecer a sua história e suas origens e isso é extremamente importante para a sua formação pessoal”, acrescenta Redede.

Mobilização Nacional “Meu Pai Tem Nome” – Mutirão (Re)conhecendo Direitos  

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA

  • Documento de identificação pessoal de todos(as) os(as) envolvidos(as) – RG ou CPF;
  • Comprovante de residência de todos(as) os(as) envolvidos;
  • Comprovante de renda de todos(as) com mais de 18 anos.

DOCUMENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O PEDIDO:

  • Certidão de nascimento do(a) filho(a) a ser reconhecido;
  • Fotografias, mensagens, declarações de testemunhas e outros documentos que comprovem o vínculo afetivo nos casos de solicitação de reconhecimento de paternidade ou maternidade socioafetiva.

Agilize o envio destes documentos, preenchendo o formulário de pré-inscrição aqui.

PONTA GROSSA
Local: Sede da DPE-PR em Ponta Grossa | Rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, n. 300 (a dois quarteirões de distância do Fórum)
Data: 16/08
Horário: das 12h às 17h

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

PRF realiza maior apreensão de maconha do ano na BR-277

A apreensão é considerada a maior do ano até o momento.

% dias atrás

Rodovias dos Campos Gerais terão obras e manutenção neste fim de semana

Obras nas rodovias podem causar lentidão, motoristas devem redobrar a atenção nos trechos em manutenção.

% dias atrás

Operação Força Total Brasil XII/AIFU resulta em prisões e apreensões em PG

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia pela Guarda Civil Municipal para…

% dias atrás

Mulher morre em colisão frontal na BR-373

Após a remoção dos veículos e a limpeza da pista, o tráfego foi totalmente liberado.

% dias atrás

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central

A Polícia Militar esteve no local para registrar o boletim de ocorrência e dar início…

% dias atrás

Casal é agredido na Vila Panamá em Ponta Grossa

A Polícia Militar esteve no local para coletar informações e investigar o caso.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade