Categorias: #VCcomaBNTDestaque

Ponta-grossense com doença rara nos olhos pede ajuda para custear cirurgia urgente

Uma moradora de Ponta Grossa, atualmente residindo em Matinhos, no litoral do Paraná, está fazendo um apelo para arrecadar fundos para realizar uma cirurgia nos olhos.

Kimberly Marcondes de Azevedo, de 28 anos, foi diagnosticada com a doença Ceratocone que está em estado avançado e busca desesperadamente a realização desse procedimento, que é a sua única esperança.

Para arrecadar os R$6.800 necessários, Kimberly criou uma vaquinha online e conta com a solidariedade de toda a comunidade. Segundo ela, o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza esse tipo de cirurgia, deixando a jovem em uma situação delicada. Caso não seja operada a tempo, ela corre o risco de perder a visão ou ter que passar por um transplante de córneas, o que torna a cirurgia particular a única alternativa.

Leia também: Prefeitura de PG autua e multa mais de seis mil veículos por infrações de trânsito

O Ceratocone é uma doença genética rara que afeta a estrutura da córnea, sendo caracterizada pela redução progressiva da sua espessura central, formando uma saliência em formato de cone. É uma doença de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro.

Kimberly descobriu a enfermidade há cerca de 4 anos, quando começou a enfrentar dificuldades para enxergar enquanto estudava em um curso de manicure e pedicure. Atualmente, ela sente dores intensas e está perdendo a visão em ambos os olhos.

Segundo os critérios médicos, se um olho apresenta comprometimento acima de 60%, é necessário realizar um transplante de córneas. No caso de Kimberly, o olho direito está com 57% de comprometimento e o olho esquerdo com 53%. A cirurgia é urgente para evitar uma perda total da visão.

Cada procedimento ocular custa R$3.200, além da taxa da instrumentadora. Kimberly, porém, não tem condições financeiras para arcar com esse valor. Qualquer contribuição, por menor que seja, é extremamente importante nessa luta pela saúde e visão de Kimberly.

Clique aqui para acessar a vaquinha.

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade