O número frequente de incêndios tem chamado a atenção dos moradores de Ponta Grossa. Cerca de 100 focos de incêndio foram registrados no município em 2024, segundo o Corpo de Bombeiros. A reclamação é principalmente sobre o ‘ar pesado’ que paira no município.
“Há muitas pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos. É sério isso, pode ser fatal. Sem falar no crime ecológico!”, diz um internauta do portal Boca no Trombone, em notícia sobre um incêndio ambiental no Cará-Cará na noite da última segunda-feira (19). Internautas também relatam de focos em outros bairros como Recanto Brasil, Jardim Carvalho, Neves e Maria Otília.
Leia mais: Incêndio ambiental ameaça residências na região do Cará-Cará em Ponta Grossa
O Accuweather, site dedicado ao monitoramento climatológico, sinaliza como “ruim” o ar de Ponta Grossa. Por conta dos incêndios recorrentes no município nas últimas semanas, o site destaca que “o ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos sensíveis.” A recomendação é a redução de atividades ao ar livre, em caso de dificuldade de respiração ou irritação na garganta.
O site climatológico explica os níveis de qualidade do ar, em número de poluentes no ar. Atualmente, o índice está em 62, considerado “Ruim”. Veja o infográfico abaixo:
O Paraná também tem índices altos de focos de incêndio. O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o estado já atingiu mais de 90% do total de focos registrados em todo o ano de 2023. Já são 1346 focos em 2024, enquanto 2023 registrou 1439.
Em entrevista à RPC, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, o tenente-coronel Rafael Lorenzetto disse que “muitos incêndios são provenientes de limpeza de terrenos baldios, o que é crime. “Perdem o controle dos incêndios pelo aumento do vento, umidade baixa e temperatura alta, e aí se tornam grandes incêndios florestais”, aponta.
Para fazer a denúncia de queimadas, a população pode acionar a Prefeitura Municipal por meio do 156, que recebe ligações 24 horas por dia, ou por meio do telefone (42) 3220-1000 – Ramal 2308. Também pode acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193, em caso de incêndios de grande proporções.
Os dados divulgados pelo IBGE revelam que o setor ainda se encontra 16,9% acima dos…
Os eleitos, por aclamação, serão responsáveis pela ONG pelos anos de 2025/2027
A presidente eleita da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú,…
Contribuem para esse resultado os programas estaduais RenovaPR e Banco do Agricultor. No Estado, os…
"Ainda Estou Aqui" narra a trajetória de Eunice Paiva na busca pelo reconhecimento estatal após…
Suspeito foi preso em flagrante e criança precisou ser submetida a uma reconstrução perineal completa.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade