Categorias: #VCcomaBNT

Ponta-grossenses reclamam de ‘ar pesado’ e diversos focos de incêndio

O número frequente de incêndios tem chamado a atenção dos moradores de Ponta Grossa. Cerca de 100 focos de incêndio foram registrados no município em 2024, segundo o Corpo de Bombeiros. A reclamação é principalmente sobre o ‘ar pesado’ que paira no município. 

“Há muitas pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos. É sério isso, pode ser fatal. Sem falar no crime ecológico!”, diz um internauta do portal Boca no Trombone, em notícia sobre um incêndio ambiental no Cará-Cará na noite da última segunda-feira (19). Internautas também relatam de focos em outros bairros como Recanto Brasil, Jardim Carvalho, Neves e Maria Otília. 

Leia mais: Incêndio ambiental ameaça residências na região do Cará-Cará em Ponta Grossa

O Accuweather, site dedicado ao monitoramento climatológico, sinaliza como “ruim” o ar de Ponta Grossa. Por conta dos incêndios recorrentes no município nas últimas semanas, o site destaca que “o ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos sensíveis.” A recomendação é a redução de atividades ao ar livre, em caso de dificuldade de respiração ou irritação na garganta. 

O site climatológico explica os níveis de qualidade do ar, em número de poluentes no ar. Atualmente, o índice está em 62, considerado “Ruim”. Veja o infográfico abaixo: 

Foto: Vinicius Sampaio

 

O Paraná também tem índices altos de focos de incêndio. O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o estado já atingiu mais de 90% do total de focos registrados em todo o ano de 2023. Já são 1346 focos em 2024, enquanto 2023 registrou 1439.  

Em entrevista à RPC, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, o tenente-coronel Rafael Lorenzetto disse que “muitos incêndios são provenientes de limpeza de terrenos baldios, o que é crime. “Perdem o controle dos incêndios pelo aumento do vento, umidade baixa e temperatura alta, e aí se tornam grandes incêndios florestais”, aponta. 

Para fazer a denúncia de queimadas, a população pode acionar a Prefeitura Municipal por meio do 156, que recebe ligações 24 horas por dia, ou por meio do telefone (42) 3220-1000 – Ramal 2308. Também pode acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193, em caso de incêndios de grande proporções. 

Foto: Fábio Guerlinger
Foto: Fábio Guerlinger
Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Tradu faz parceria com TradingView para levar as melhores ferramentas de gráficos e negociação a clientes internacionais

Tradu, a poderosa plataforma de negociação de múltiplos ativos, anunciou uma parceria estratégica com a…

% dias atrás

LG Electronics, KT Corporation e Vodafone se unem ao consórcio de patentes de IoT celular da Sisvel

A KT Corporation, a LG Electronics Inc. e a Vodafone Group Services Limited se tornaram…

% dias atrás

Mouser Electronics explora a inovação sustentável da rede inteligente na mais recente série de conteúdo

Mouser Electronics, Inc., o distribuidor internacional autorizado com os mais novos componentes eletrônicos e produtos…

% dias atrás

Homem armado entra em confronto com a PM e é morto na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa

Homem armado morre em confronto com a PM na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa. Ele…

% dias atrás

Delinea Designada Líder no Gartner® Magic Quadrant™ for Privileged Access Management de 2024

Delinea, pioneira em oferecer soluções para proteger identidades mediante autorização centralizada, anunciou hoje seu reconhecimento…

% dias atrás

Gatinha Vênus desaparece em Ponta Grossa; família busca ajuda para encontrá-la

Gatinha Vênus sumiu em Uvaranas, Ponta Grossa. Com chip, ela desapareceu por volta das 17h40.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade