Categorias: Coluna

Por que é importante deixar o comprador falar?, por Rafael Razouk

O primeiro motivo é que qualquer pessoa gosta de ouvir a própria voz. É uma maneira de acalmar o comprador e prepará-lo para uma boa negociação.

Nesta fase inicial de perguntas de situação, buscamos entender do comprador como está o negócio dele, o que ele anda fazendo, como funcionam os processos dentro da empresa que ele atua.

Clique aqui e chame a Raz Consultoria no WhatsApp!

É o momento em que ele vai revelar informações valiosas sobre o estado atual da empresa, e de como ele está na empresa.

Também, nessa hora começamos a construir uma relação de confiança, pois o comprador sente-se valorizado e respeitado.

Leia também: O que é o método Spin?, por Rafael Razouk

É o começo de uma possível relação sólida e duradoura.

Veja aqui alguns exemplos de perguntas de SITUAÇÃO:

1. Perguntas sobre a Empresa/Cliente:

  • “Você pode me falar um pouco sobre sua empresa?”
  • “Quantos funcionários trabalham aqui?”
  • “Qual é a principal área de atuação da sua empresa?”

2. Perguntas sobre o Cargo/Função:

  • Qual é o seu papel na empresa?”
  • “Há quanto tempo você está nesse cargo?”

3. Perguntas sobre os processos atuais:

  1. “Como vocês atualmente gerenciam [processo específico]?”
  2. “Que sistemas ou ferramentas vocês utilizam para [função específica]?”
  3. “Como é o processo de tomada de decisão para [área relevante]?”

4. Perguntas sobre Produtos/Serviços:

  • “Que produtos ou serviços vocês oferecem atualmente?”
  • “Quais são os principais diferenciais dos seus produtos/serviços?”
  • “Qual é o ciclo de vida típico dos seus produtos?”

5. Perguntas sobre Clientes e Mercado:

  • “Quem são seus principais clientes?”
  • “Qual é o perfil típico do seu cliente?”

6. Perguntas sobre Desafios e Metas:

  • “Quais são suas principais metas para este ano?”
  • “Há alguma mudança significativa que você espera ver nos próximos meses?”

7. Perguntas sobre Histórico e Experiências Passadas:

  • “Você pode me falar sobre como a empresa tem evoluído nos últimos anos?”
  • “Que tipo de mudanças vocês implementaram recentemente?”
  • “Qual foi a experiência com [produto/serviço relevante] que vocês usaram anteriormente?”

Após coletar essas informações você estará muito mais preparado do que quando iniciou a negociação.

Clique aqui e chame a Raz Consultoria no WhatsApp!

Agora você já tem um diagnóstico sobre o estado atual da empresa e do comprador e poderá seguir para a próxima parte do SPIN, que são as PERGUNTAS de PROBLEMA.

Até o próximo artigo!al de perguntas de situação, buscamos entender do comprador como está o negócio dele, o que ele anda fazendo, como funcionam os processos dentro da empresa que ele atua.

É o momento em que ele vai revelar informações valiosas sobre o estado atual da empresa, e de como ele está na empresa.

Também, nessa hora começamos a construir uma relação de confiança, pois o comprador sente-se valorizado e respeitado.

É o começo de uma possível relação sólida e duradoura.

Veja aqui alguns exemplos de perguntas de SITUAÇÃO:

1. Perguntas sobre a Empresa/Cliente:

  • “Você pode me falar um pouco sobre sua empresa?”
  • “Quantos funcionários trabalham aqui?”
  • “Qual é a principal área de atuação da sua empresa?”

2. Perguntas sobre o Cargo/Função:

  • Qual é o seu papel na empresa?”
  • “Há quanto tempo você está nesse cargo?”

3. Perguntas sobre os processos atuais:

  1. “Como vocês atualmente gerenciam [processo específico]?”
  2. “Que sistemas ou ferramentas vocês utilizam para [função específica]?”
  3. “Como é o processo de tomada de decisão para [área relevante]?”

4. Perguntas sobre Produtos/Serviços:

  • “Que produtos ou serviços vocês oferecem atualmente?”
  • “Quais são os principais diferenciais dos seus produtos/serviços?”
  • “Qual é o ciclo de vida típico dos seus produtos?”

5. Perguntas sobre Clientes e Mercado:

  • “Quem são seus principais clientes?”
  • “Qual é o perfil típico do seu cliente?”

6. Perguntas sobre Desafios e Metas:

  • “Quais são suas principais metas para este ano?”
  • “Há alguma mudança significativa que você espera ver nos próximos meses?”

7. Perguntas sobre Histórico e Experiências Passadas:

  • “Você pode me falar sobre como a empresa tem evoluído nos últimos anos?”
  • “Que tipo de mudanças vocês implementaram recentemente?”
  • “Qual foi a experiência com [produto/serviço relevante] que vocês usaram anteriormente?”

Após coletar essas informações você estará muito mais preparado do que quando iniciou a negociação.

Clique aqui e chame a Raz Consultoria no WhatsApp!

Agora você já tem um diagnóstico sobre o estado atual da empresa e do comprador e poderá seguir para a próxima parte do SPIN, que são as PERGUNTAS de PROBLEMA.

Rafael Razouk

Casado com a Rafaela, Pai do Francisco. Empreendedor, sócio fundador da OnePlan Dental Planos Odontológicos, Sócio Fundador da rede de clínicas OneClin, Sócio Fundador da RAZ Consultoria em Negociação. Especialista em Negociação Baseada em Perguntas

Artigos recentes

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Prefeitura de PG realiza aula instrutiva contra afogamentos

Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…

% dias atrás

Em 10 anos, Programa Descarte Certo da Capal recolheu 209 toneladas de resíduos veterinários

Em conformidade com a política ESG da cooperativa, materiais recebidos são classificados e encaminhados para…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade