Categorias: Paraná

Portos do Paraná atingem melhor marca mensal de 2022, com 5,5 milhões toneladas movimentadas

Os Portos do Paraná fecharam julho com quase 5,5 milhões de toneladas movimentadas, no melhor mês de 2022 até o momento. Nos primeiros sete meses do ano, foram cerca de 34,5 milhões de toneladas movimentadas, números que demonstram a eficiência da gestão dos portos paranaenses.
Mesmo com o intenso fluxo portuário, as filas intermináveis de caminhões aguardando o desembarque, que nos momentos mais críticos chegaram a cem quilômetros, não se repetem mais. Em março de 2003, por exemplo, quatro mil caminhões chegaram a ficar dias parados no acostamento da BR-277 para chegar ao pátio de triagem do porto de Paranaguá.
Além de resolver as filas nas estradas, também não há mais congestionamento no mar, como em 2011, quando 12 navios chegaram a ficar atracados no cais e 46 ancorados no mar, aguardando uma vaga no porto. Os atrasos nos embarques acarretavam prejuízos inestimáveis ao agronegócio e às empresas paranaenses. 

 [RELACIONADAS]

O fim das filas foi possível com a adoção de uma série de medidas operacionais, como a adoção de um sistema de tecnologia da informação que controla o fluxo de carga desde o carregamento até o embarque. Dessa forma, é possível escalonar a chegada de caminhões respeitando a quantidade que o pátio comporta.
O modelo de gestão dos portos paranaenses fez com eles fosse reconhecido como o melhor do Brasil pelo terceiro ano consecutivo de acordo com o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). O ranking é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos e é liderado pelo Paraná desde a sua criação, em 2020.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
A Portos do Paraná investiu, ainda, quase R$ 80 milhões em obras urbanas voltadas para a comunidade do entorno da empresa pública desde 2019. As melhorias dão mais estrutura para a passagem de caminhões, sem atrapalhar o dia a dia da população.
Os investimentos incluem a construção do novo viaduto da BR-277 e a recuperação e ampliação da capacidade das avenidas Ayrton Senna da Silva e Bento Rocha, principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá. Para o fluxo de navios, estão sendo feitas obras de dragagem continuada, que facilitam a navegação e permitem que embarcações maiores atraquem no porto.
A perspectiva é de novo salto na capacidade portuária a partir do projeto do “Moegão”, que receberá um investimento de R$ 500 milhões para absorver a produção transportada via trem, ampliando a capacidade de descarga de 550 para 900 vagões por dia, concluindo a melhoria do terceiro modal envolvido nas operações dos Portos do Paraná.
Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Segundo dia da ‘MünchenFest’ terá Luan Pereira e mais três atrações musicais. Confira

A abertura dos portões do Centro de Eventos acontece às 19h. Programação deste sábado (23)…

% dias atrás

Criança de 3 anos que morava em Imbituva morre após se afogar no litoral do Estado

Os pais rapidamente socorreram o menino, que teve de ser encaminhado às pressas para uma…

% dias atrás

Camionete colide em barranco e motorista fica ferido na PR-151

Acidente que aconteceu na noite desta sexta-feira (22), no trecho entre Castro e Piraí do…

% dias atrás

Papai Noel chegará de helicóptero em Ponta Grossa na tarde deste sábado (23)

Chegada do 'Bom Velhinho' faz parte da programação especial do Natal Encantado da ACIPG, que…

% dias atrás

Operário relaciona jogadores da base para último jogo do ano na Série B. Veja quais

Como o Fantasma não possui mais possibilidades de acesso à Série A, o time de…

% dias atrás

Sanepar alerta que vilas de PG podem ter abastecimento afetado neste sábado (23). Veja quais

Substituição emergencial de equipamento na região de Uvaranas/Jockey pode afetar, ao menos, cerca de 10…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade