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Portos do Paraná atingem melhor marca mensal de 2022, com 5,5 milhões toneladas movimentadas

Os Portos do Paraná fecharam julho com quase 5,5 milhões de toneladas movimentadas, no melhor mês de 2022 até o momento. Nos primeiros sete meses do ano, foram cerca de 34,5 milhões de toneladas movimentadas, números que demonstram a eficiência da gestão dos portos paranaenses.
Mesmo com o intenso fluxo portuário, as filas intermináveis de caminhões aguardando o desembarque, que nos momentos mais críticos chegaram a cem quilômetros, não se repetem mais. Em março de 2003, por exemplo, quatro mil caminhões chegaram a ficar dias parados no acostamento da BR-277 para chegar ao pátio de triagem do porto de Paranaguá.
Além de resolver as filas nas estradas, também não há mais congestionamento no mar, como em 2011, quando 12 navios chegaram a ficar atracados no cais e 46 ancorados no mar, aguardando uma vaga no porto. Os atrasos nos embarques acarretavam prejuízos inestimáveis ao agronegócio e às empresas paranaenses. 

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O fim das filas foi possível com a adoção de uma série de medidas operacionais, como a adoção de um sistema de tecnologia da informação que controla o fluxo de carga desde o carregamento até o embarque. Dessa forma, é possível escalonar a chegada de caminhões respeitando a quantidade que o pátio comporta.
O modelo de gestão dos portos paranaenses fez com eles fosse reconhecido como o melhor do Brasil pelo terceiro ano consecutivo de acordo com o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP). O ranking é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos e é liderado pelo Paraná desde a sua criação, em 2020.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
A Portos do Paraná investiu, ainda, quase R$ 80 milhões em obras urbanas voltadas para a comunidade do entorno da empresa pública desde 2019. As melhorias dão mais estrutura para a passagem de caminhões, sem atrapalhar o dia a dia da população.
Os investimentos incluem a construção do novo viaduto da BR-277 e a recuperação e ampliação da capacidade das avenidas Ayrton Senna da Silva e Bento Rocha, principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá. Para o fluxo de navios, estão sendo feitas obras de dragagem continuada, que facilitam a navegação e permitem que embarcações maiores atraquem no porto.
A perspectiva é de novo salto na capacidade portuária a partir do projeto do “Moegão”, que receberá um investimento de R$ 500 milhões para absorver a produção transportada via trem, ampliando a capacidade de descarga de 550 para 900 vagões por dia, concluindo a melhoria do terceiro modal envolvido nas operações dos Portos do Paraná.
Boca no Trombone

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