Categorias: Paraná

Portos do Paraná têm melhor janeiro da história, com 4,1 milhões de toneladas transportadas

O ano já começou com recorde na movimentação pelos portos do Paraná. Janeiro fechou com 4,15 milhões de toneladas de cargas, somando exportação e importação. O volume movimentado no primeiro mês é 15% maior que as quase 3,6 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020 e o melhor janeiro da história dos portos.

“Este foi o melhor primeiro mês que já tivemos em movimentação. É a primeira vez que passamos de quatro milhões de toneladas logo no primeiro mês”, comenta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. O recorde anterior para o mês de janeiro havia sido registrado em 2016: 3,76 milhões toneladas.

“O novo recorde histórico foi puxado, principalmente, pelo aumento nas exportações, tendo a soja como principal produto”, destaca Garcia. O volume de soja exportado, explica, é inesperado para o mês e segue o ritmo que já vinha desde o final do ano passado. “Em janeiro do ano passado quase não foi embarco soja por aqui. Neste ano, porém, foram 714.870 toneladas”, diz.

    Segundo os operadores do segmento, o volume no Porto de Paranaguá seria remanescente da safra passada, que os produtores agora precisam vender para abrir espaço para a nova safra.

      EXPORTAÇÃO
      De volume exportado em janeiro foram quase 2,19 milhões de toneladas de cargas – 25% a mais que as 1,74 milhão de toneladas registradas em janeiro de 2021. Além da soja, os produtos mais embarcados no último mês pelos portos de Paranaguá e Antonina foram o farelo de soja (345.310 toneladas); açúcar (224.009 toneladas); milho (218.358 toneladas); e frango (176.425 toneladas).

      [RELACIONADAS]

      IMPORTAÇÃO
      No sentido inverso, o volume de carga importada pelos terminais paranaenses somou 1,8 milhão de toneladas – 7% a mais que as 1,68 milhão de toneladas importadas em janeiro do ano passado. Os produtos descarregados em maior volume nos portos de Paranaguá e Antonina foram os fertilizantes: 903.300 toneladas nos últimos 31 dias – quase 17% maior que as 772.838 toneladas desembarcadas em janeiro de 2021.

      Além dos adubos, os produtos mais descarregados no mês de janeiro foram os derivados de petróleo (410.834 toneladas); álcool (70.412 toneladas); e malte e cevada (69.090 toneladas).

      Boca no Trombone

      O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

      Artigos recentes

      Cruzeiro é vice-campeão sul-americano

      Argentinos abriram 2 a 0 de vantagem nos 20 minutos iniciais da final

      % dias atrás

      Em que você está conectado?, por Pastor Iran Mello Filho

      Na coluna desta semana, o pastor nos convida a refletir sobre onde estamos conectados e…

      % dias atrás

      Segundo dia da ‘MünchenFest’ terá Luan Pereira e mais três atrações musicais. Confira

      A abertura dos portões do Centro de Eventos acontece às 19h. Programação deste sábado (23)…

      % dias atrás

      Criança de 3 anos que morava em Imbituva morre após se afogar no litoral do Estado

      Os pais rapidamente socorreram o menino, que teve de ser encaminhado às pressas para uma…

      % dias atrás

      Camionete colide em barranco e motorista fica ferido na PR-151

      Acidente que aconteceu na noite desta sexta-feira (22), no trecho entre Castro e Piraí do…

      % dias atrás

      Papai Noel chegará de helicóptero em Ponta Grossa na tarde deste sábado (23)

      Chegada do 'Bom Velhinho' faz parte da programação especial do Natal Encantado da ACIPG, que…

      % dias atrás

      Esse site utiliza cookies.

      Política de Privacidade