Categorias: ColunaDestaque

Possível cassação de Moro já movimenta xadrez político paranaense!, por Gleidson Carlos Greinert

Com a possibilidade de uma eleição suplementar no próximo ano ─ diante da eventual cassação de mandato do senador Sérgio Moro ─, as articulações para a vacância do cargo começam a movimentar o cenário político-eleitoral paranaense. Em Curitiba, não faltam interessados, leia-se, o próprio governador Ratinho Junior que sonha em disputar a presidência da República em 2026.

Analistas políticos mais próximos ao Palácio do Planalto aventam para essa probabilidade, caso esse cenário desfavorável a Moro se confirme, seja pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) ou pela Corte em Brasília, que é dada como certa. Assim, as peças deste xadrez político estão apostas e devem se diluir as negociações para a disputa de 2024 pela prefeitura de Curitiba, que diz muito sobre o cenário da próxima eleição nacional.

Nos holofotes, o governador prefere manter-se calado, até porque um processo de cassação pode ser moroso e, por ora, trata-se apenas de uma conjectura, o que pode trazer um desgaste desnecessário neste momento e porque Ratinho foi beneficiado em sua eleição com apoio de boa parte dos candidatos a senadores, incluindo Moro.

Além disso, outro motivo, e, talvez o mais forte, seria porque Ratinho já estaria sendo pressionado de todos os lados por aliados ‘de olho’ na possível vaga. Até mesmo o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, teria mandado recado a ele sobre ‘esperar’ apoio ao nome de Paulo Martins para disputar a eleição suplementar de senador.

Até porque o PT, de Lula, faz questão de lançar uma candidatura numa possível derrocada de Moro, que está sendo articulada pela presidente na sigla no PR, deputada Gleisi Hoffman, e o líder do partido na Câmara Federal, Zeca Dirceu.

Como um território bolsonarista, o apoio de Bolsonaro no Paraná conta muito, porém, ao tempo em que Ratinho eliminaria um forte adversário para a disputa da prefeitura de Curitiba em 2024, onde deseja eleger o seu secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que poderia ser o próximo governador do PR, colocaria também uma ‘pá de cal’ no sonho de disputar a presidência no próximo pleito. Apesar de inelegível, Bolsonaro quer lançar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, junto com a esposa, Michele Bolsonaro, para o Palácio do Planalto em 26.

Por qual destes caminhos espinhosos Ratinho escolherá caminhar ainda não se sabe, mas o que serve tanto para um deputado federal mais votado, como Deltan Dallagnol, com 344 mil votos; para o mandato de um senador ou um ex-presidente da República, é que, embora, Ratinho tenha sido eleito com os seus apoios, um clichê da política nunca sai de moda: ‘Rei morto, Rei posto’!

Leia também: Audiência Pública vai discutir zoneamento nas proximidades do Lago de Olarias

Gleidson Carlos

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

Artigos recentes

Morre o Papa Francisco; primeiro latino americano a comandar a Igreja Católica

Anúncio do Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta: "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de…

% dias atrás

Páscoa Solidária distribui chocolates para 800 crianças no Costa Rica

Ação da Páscoa Solidária no bairro Costa Rica, com apoio de diversos grupos, distribui chocolates…

% dias atrás

Caixa, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! Venha sentir a magia…

% dias atrás

Condutor com sinais de embriaguez perde controle e colide contra muro de residência no Santa Paula

Homem de 49 anos perde o controle do veículo em Vila Santa Paula, no Contorno,…

% dias atrás

Homem é detido por agressão e ameaça de incêndio em residência no Contorno

Homem é preso por agressão e ameaças de incêndio contra convivente no bairro Contorno, após…

% dias atrás

Lula visita comunidade Maila Sabrina e oficializa assentamento em Ortigueira

O presidente Lula visita a comunidade Maila Sabrina no dia 30 de abril, para oficializar…

% dias atrás