Categorias: ColunaDestaque

Possível cassação de Moro já movimenta xadrez político paranaense!, por Gleidson Carlos Greinert

Com a possibilidade de uma eleição suplementar no próximo ano ─ diante da eventual cassação de mandato do senador Sérgio Moro ─, as articulações para a vacância do cargo começam a movimentar o cenário político-eleitoral paranaense. Em Curitiba, não faltam interessados, leia-se, o próprio governador Ratinho Junior que sonha em disputar a presidência da República em 2026.

Analistas políticos mais próximos ao Palácio do Planalto aventam para essa probabilidade, caso esse cenário desfavorável a Moro se confirme, seja pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) ou pela Corte em Brasília, que é dada como certa. Assim, as peças deste xadrez político estão apostas e devem se diluir as negociações para a disputa de 2024 pela prefeitura de Curitiba, que diz muito sobre o cenário da próxima eleição nacional.

Nos holofotes, o governador prefere manter-se calado, até porque um processo de cassação pode ser moroso e, por ora, trata-se apenas de uma conjectura, o que pode trazer um desgaste desnecessário neste momento e porque Ratinho foi beneficiado em sua eleição com apoio de boa parte dos candidatos a senadores, incluindo Moro.

Além disso, outro motivo, e, talvez o mais forte, seria porque Ratinho já estaria sendo pressionado de todos os lados por aliados ‘de olho’ na possível vaga. Até mesmo o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, teria mandado recado a ele sobre ‘esperar’ apoio ao nome de Paulo Martins para disputar a eleição suplementar de senador.

Até porque o PT, de Lula, faz questão de lançar uma candidatura numa possível derrocada de Moro, que está sendo articulada pela presidente na sigla no PR, deputada Gleisi Hoffman, e o líder do partido na Câmara Federal, Zeca Dirceu.

Como um território bolsonarista, o apoio de Bolsonaro no Paraná conta muito, porém, ao tempo em que Ratinho eliminaria um forte adversário para a disputa da prefeitura de Curitiba em 2024, onde deseja eleger o seu secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que poderia ser o próximo governador do PR, colocaria também uma ‘pá de cal’ no sonho de disputar a presidência no próximo pleito. Apesar de inelegível, Bolsonaro quer lançar o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, junto com a esposa, Michele Bolsonaro, para o Palácio do Planalto em 26.

Por qual destes caminhos espinhosos Ratinho escolherá caminhar ainda não se sabe, mas o que serve tanto para um deputado federal mais votado, como Deltan Dallagnol, com 344 mil votos; para o mandato de um senador ou um ex-presidente da República, é que, embora, Ratinho tenha sido eleito com os seus apoios, um clichê da política nunca sai de moda: ‘Rei morto, Rei posto’!

Leia também: Audiência Pública vai discutir zoneamento nas proximidades do Lago de Olarias

Gleidson Carlos Greinert

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

Artigos recentes

Setor imobiliário protesta em PG e 2º Registro de Imóveis se pronuncia a respeito das reivindicações

Manifestação ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), em frente ao órgão; veja a reportagem no…

% dias atrás

Colisão no centro de PG termina em briga e facãozadas

Acidente de trânsito aconteceu na rua Santos Dumont e envolveu um automóvel e uma motocicleta;…

% dias atrás

Câmara de Vereadores de PG realiza sessão extraordinária nesta quinta (04)

Sessão extra acontecerá por conta do período eleitoral, visto que a Legislação determina datas específicas…

% dias atrás

Operário afirma que vídeo de ‘novo Germano Krüger’ não tem ligação com o clube

Vídeo que se espalhou por plataformas de mensagens nas últimas semanas mostra um projeto 3D…

% dias atrás

Preso homem condenado por atropelar e matar idoso em PG

O crime ocorreu em 2014. O acusado conduzia uma caminhonete quando atropelou o idoso, arrastando…

% dias atrás

Governo do PR abre inscrições para interessados em ser diretores

Banco de Talentos da Seed vai captar professores ou servidores efetivos da rede de ensino…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade