Categorias: Paraná

PR regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (27) o Decreto 8.049/2024 , regulamentando o Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente (Feiin). A proposta deste fundo é fomentar projetos de infraestrutura rural e logística a partir de ações focadas no desenvolvimento sustentável do Estado.

O Feiin foi sancionado no último mês de julho, mas ainda precisava ser regulamentado. Com isso, o fundo fica vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e se torna plenamente funcional tanto em termos de captação de recursos quanto no próprio fomento de investimentos sustentáveis em todo o Paraná.

Pelo decreto, o fundo será abastecido por compensações financeiras pela exploração de recursos hídricos para geração de energia elétrica na Usina de Itaipu, pela exploração de petróleo e gás natural no Paraná, pela exploração de recursos minerais no Estado e dos royalties da exploração de xisto na Unidade de Industrialização do Xisto em São Mateus do Sul.

Esses valores serão geridos por um Conselho Deliberativo coordenado pela Sefa e composto pela Casa Civil e Procuradoria-Geral do Estado, além de titulares da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento; da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística; da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Água e Terra.

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o Feiin é uma ferramenta importante para o crescimento do Paraná, potencializando ainda mais os investimentos públicos nas mais variadas regiões. “É um investimento fundamental para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado”, destaca. “Vamos usar os recursos para investimento nas rodovias, vias rurais, e potencializar a sustentabilidade e meio ambiente”, ressalta.

Como explica Ortigara, a ideia é fazer com que os royalties que até então eram destinados para capitalização do Fundo de Previdência do Estado, sejam usados para beneficiar as próximas gerações de paranaenses.

“O Fundo de Previdência está equilibrado, então tudo que vier de exploração agora vai para esse fundo, para investir na sua infraestrutura”, afirma o secretário. “Ele representa um investimento fundamental para o desenvolvimento econômico e social de nossa região, e nos permitirá alavancar projetos que trazem benefícios duradouros para a população do Paraná, garantindo um crescimento equilibrado e resiliente para as futuras gerações”.

Leia também: Entrada do ‘Charqueadinha’ em Imbaú passa por obras; veja rota para desvio

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Prefeitura iniciará cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’ na próxima semana. Veja detalhes

Equipes da Prefeitura irão passar em todos os locais que recebem o Feira Verde para…

% dias atrás

Presidente da Câmara critica indiciamento dos deputados

Segundo Lira, não se pode cercear o direito ao debate e à crítica em tribuna…

% dias atrás

Ambev realiza nesta sexta-feira seleção de pessoas para trabalhar na fábrica em Carambeí

Seleção acontece a partir das 8 horas. São diversas áreas disponíveis

% dias atrás

Brasil quer discutir boicote à carne do Mercosul no Parlasul

A polêmica veio na esteira de protestos de produtores rurais franceses contra o acordo de…

% dias atrás

Veículo perde controle e colide com poste em PG; uma pessoa ficou ferida

Acidente ocorreu na Rua Rio Cavernoso, próximo a um viaduto da via; a vítima foi…

% dias atrás

Após um mês do segundo turno, veja quanto cada candidata declarou em gastos ao TSE

Somadas, as candidaturas de Elizabeth Schmidt (União Brasil) e Mabel Canto (PSDB) apresentaram gastos de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade