Categorias: BrasilPonta Grossa

Prazo para agendar revisão de perícia médica no INSS termina hoje

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por estar afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – deve ficar atento para o agendamento de nova perícia médica, sob o risco de ter o benefício suspenso.

Os 95 mil beneficiários por afastamento temporário foram convocados por edital no fim de setembro e têm até esta sexta-feira (19) para agendar nova perícia médica, em que será avaliado se o beneficiário permanece incapaz para o trabalho.

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da central de atendimento 135. Se o segurado não agendar a perícia, o benefício será suspenso e só será reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

A lista com o nome e o número de benefício de todos os convocados foi publicada e deve ser conferida no Diário Oficial da União.

Esse modo de convocação é utilizado para os casos em que as cartas com o chamamento para nova perícia foram devolvidas pelos Correios, sem que o beneficiário pudesse ser localizado. Isso ocorre por causa da mudança de endereço sem a respectiva atualização cadastral, por exemplo.

Foi convocado quem recebe o benefício por afastamento temporário há mais de seis meses e que não tem data de cessação já estipulada ou indicação de reabilitação profissional através do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

A revisão desse tipo de benefício ocorre desde agosto, quando 173 mil beneficiários foram convocados por carta. Segundo o instituto, os aposentados por invalidez e pessoas que recebem o amparo assistencial ao deficiente não passam por esta revisão.

O INSS destaca que a nova perícia médica não necessariamente pode resultar na interrupção do afastamento temporário. É possível que o benefício seja mantido, mas que seja marcada uma data de cessação futura. Outra possibilidade é que o benefício se transforme em aposentadoria por invalidez, quando constatada a total impossibilidade de recuperação.

[RELACIONADAS]

Passo a passo

Todos os convocados devem acessar o Meu INSS, por meio de aplicativo de celular ou pela internet (site gov.br/meuinss), e seguir os seguintes passos:

1. Fazer login no Meu INSS;
2. Clicar em Do que você precisa?, e escrever Agendar Perícia. Em seguida: Novo Requerimento;
3. Escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Seguir as orientações que aparecem na tela;
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

O agendamento também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e seguir as instruções. Por esse meio é possível também atualizar o endereço e o telefone do beneficiário, se for o caso.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem é preso após ameaçar esposa e desacato a Guarda Municipal em PG

Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mulher, esposa, visivelmente abalada e nervosa, enquanto…

% dias atrás

Paraná registrou 132 crimes eleitorais desde o início de votação

Agentes de Segurança Pública apreenderam em espécie R$ 705 mil, total resultante das operações contra…

% dias atrás

Aliel Machado vota e diz que é preciso sair dos extremos

O candidato se queixou do baixo número de debates, o que define como um fator…

% dias atrás

‘Derramamento de santinhos’ é flagrado ao lado de seção eleitoral em PG

A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico…

% dias atrás

Sanepar alerta para falta de água temporária em bairro de PG

Problema de automação afeta abastecimento no Bairro Maria Otília, em Ponta Grossa. Sanepar prevê normalização…

% dias atrás

PF prende 56 pessoas acusadas de crimes eleitorais

O uso de alto-falantes, amplificadores de som, realização de comício ou carreata, a persuasão do…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade