Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os participantes da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 devem enviar até este sábado (29) a documentação que comprova a conclusão do curso de medicina no exterior. O exame é um requisito essencial para que médicos formados fora do Brasil possam atuar profissionalmente no país.
O prazo para envio da documentação iniciou-se na segunda-feira (24), e o processo deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema Revalida. Os diplomas, certificados ou declarações emitidos em idiomas diferentes do português, inglês, francês ou espanhol precisam ser acompanhados de uma tradução juramentada.
Os candidatos que participaram de edições anteriores do Revalida e já tiveram seus documentos de conclusão de curso aprovados não precisam reenviá-los, pois a validação será feita automaticamente pelo sistema.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que os candidatos que não enviarem a documentação exigida serão impedidos de recorrer posteriormente para regularização. Apenas aqueles que tiveram sua documentação aprovada e alcançaram a nota de corte na primeira etapa do exame poderão participar da segunda fase do Revalida 2025/1, referente à prova de habilidades clínicas.
O exame Revalida é aplicado desde 2011 pelo Inep e busca assegurar a qualidade do atendimento médico no Brasil. A revalidação do diploma, no entanto, é de responsabilidade das universidades públicas que aderem ao exame.
A avaliação ocorre em duas etapas: uma teórica e outra prática. A fase teórica compreende 100 questões de múltipla escolha e questões discursivas. Somente os aprovados nesta etapa seguem para a fase prática, que avalia as habilidades clínicas em diferentes cenários, incluindo atenção primária, ambulatório, internação hospitalar e pronto-socorro.
A prova cobre cinco áreas essenciais da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. O exame segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina e a legislação profissional vigente.
Imbituva celebra 154 anos com ato cívico, shows gratuitos, festival de música e programação aberta…
Abertura dos 71º Jogos Escolares do Paraná lota ginásio em Piraí do Sul com desfile,…
Rompimento de rede em Uvaranas afeta fornecimento de água em bairros de Ponta Grossa. Normalização…
Motociclista foi detido com moto sem faróis, carenagens, documentos e motor adulterado na Ernesto Vilela,…
Após denúncia feita por morador sobre água com espuma no Alagados, Sanepar nega contaminação e…
Ministério da Saúde lança novo edital do Mais Médicos com 3.174 vagas para atuação em…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade