Categorias: Brasil

Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.

Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

“Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entenda

A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

Leia também  Guarda Municipal apreende pés de maconha em PG

 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Capotamento na PR-151 deixa duas pessoas feridas em Sengés

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira. Motorista e passageira tiveram ferimentos leves

% dias atrás

Agência do Trabalhador promove mutirão com 860 vagas de de emprego em PG

As vagas estão divididas entre os setores de construção civil, transporte, saúde, comércio, serviços e…

% dias atrás

Como alugar máquinas com segurança e eliminar pontos falhos

Ao adotarem soluções práticas, empresas locadoras de equipamentos asseguram uma gestão eficiente dos contratos, reduzindo…

% dias atrás

ALEP terá alterada sua composição após realizadas as eleições 2024

Antes, ocorrerá a diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral, cerimônia que deve ser realizada até…

% dias atrás

Programas incentivam brasileiros a empreender no exterior

Além de iniciativas apresentadas pelo governo brasileiro, especialista afirma que empreendedores podem buscar programas de…

% dias atrás

VerdeSaber desenvolve solução ESG para pequenas empresas

Criada na Amazônia, a ferramenta oferece uma solução para micro e pequenas empresas, buscando facilitar…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade