Categorias: Ponta Grossa

Pré-candidatos criticam Conselho de Saúde pela desaprovação da abertura da UPA de Uvaranas

Os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa se posicionaram sobre a desaprovação dada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas. 

Nas redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) criticou a decisão do Conselho. “Recebo com muita indignação a notícia que o Conselho Municipal de Saúde votou contra a UPA Uvaranas. A obra segue todas as normas do Ministério da Saúde e vai melhorar muito o atendimento de Uvaranas e Cará-Cará”, disse. 

Em seguida, ela questionou se a motivação da desaprovação seria por política. “Isso é pelo bem-estar das famílias ou temos aí interesses e pessoas em frear o crescimento da saúde na cidade? Querem prejudicar a prefeita ou os moradores? Estamos fazendo a UPA sim, com ou sem o apoio do Conselho”.

Outros pré-candidatos, como Aliel Machado (PV) e Marcelo Rangel (PSD) também comentaram sobre o caso. “Faço um apelo ao Conselho para que reveja a posição. Sabemos que a preocupação é com a falta de investimentos ao longo dos anos na cidade de Ponta Grossa, mas Uvaranas é uma das regiões mais populosas da cidade e precisa desse pronto atendimento”, disse Aliel.

Já Rangel disse que apoia uma investigação. “Eu também sou favorável à abertura de uma CPI para descobrir se houve interferência política nesta decisão inaceitável, e também para avaliar quais são os problemas apontados”.

Gizelle Cherematto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, é assessora da deputada Mabel Canto (PSDB), que também é pré-candidata à Prefeitura e comentou sobre o caso. “Estão tentando atribuir de forma política a mim, uma decisão do Conselho Municipal de Saúde em relação à construção da nova UPA. Em primeiro lugar, eu sou favorável à construção e dedicamos emendas para ajudar a implementação”, disse Mabel.

Em seguida, Canto comentou que não interferiu na decisão da presidente e criticou o atual grupo político. “A minha assessora toma as decisões de forma autônoma e se eu pudesse interferir, teria dito para votar favorável à UPA. Infelizmente esse grupo político, por conta das eleições, está criando toda esta confusão e imputando a nós, o que é responsabilidade deles”, finalizou.

Magno Zanellato (Novo) e Liliane Chociai (PSB) ainda não se posicionaram.

O caso

A questão veio à tona nesta quarta-feira (17), após parte dos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa acusarem o Conselho Municipal de Saúde de “politicagem” após a desaprovação da abertura da nova porta de urgência da UPA de Uvaranas.

O portal BNT conversou com os representantes do CMS, que relataram que a desaprovação foi dada de forma técnica e que a decisão não impacta nas construções da UPA de Uvaranas, como está sendo divulgado, mas sim, na implementação da unidade. Clique aqui e veja o que eles disseram.

Leia também: Dona de supermercado de PG é presa por receptação de carga desviada

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade